O que é paralisia de Bell?

A paralisia facial (paralisia de Bell, paralisia hemifacial ou paralisia facial periférica) é uma condição, via de regra temporária, que afeta o nervo facial deixando a pessoa com metade do rosto sem movimento, o que leva à assimetria da face. Até Airton Senna – e mais recentemente Angelina Jolie – passaram por isso! Acontece.

Quais os sintomas?

A testa não enruga, a sobrancelha não sobe, o olho não fecha e o canto da boca fica caído. Isso tudo, via de regra, de um lado só do rosto. Outros sintomas que podem estar presentes, mas com menos frequência: dor perto da orelha, perda de paladar, hipersensibilidade auditiva, dor de cabeça e de ouvido, “olho seco” e “boca seca”.

Paralisia facial

Qual a causa?

As causas variam, mas geralmente a paralisia ocorre por um processo inflamatório ou infeccioso, por bactérias ou vírus (vírus do herpes, herpes zoster, citomegalovirus, etc.).

Qual o tratamento?

Não existe um tratamento padrão, porque o tratamento depende da causa, e a causa da paralisia de Bell nem sempre é determinada. Então o tratamento tem foco nos sintomas. Pode incluir medicamentos (anti-inflamatórios, antibióticos, antivirais), fisioterapia e fonoterapia. Mas o prognóstico é bom: a maioria dos pacientes se recupera em até 6 meses, mesmo sem nenhum tratamento. Porém o tratamento precoce, é claro, costuma acelerar a recuperação.

Se acontecer, procure um médico ou dentista o mais rápido possível. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook