São poucas vezes que elas acontecem. Com alguns profissionais elas podem nunca aparecer, mas não podemos negar a eventualidade de um paciente sofrer alguma intercorrência devido ao procedimento odontológico ou não. Certos fatos podem ser facilmente contornáveis, outros levam a um maior nível de complexidade, algumas vezes a ajuda médica pode e deve ser necessária. Mas como podemos diminuir ou evitar esses contratempos que causam sofrimento aos nossos pacientes e a nós mesmos?

Anamnese

Chover no molhado quando falamos em anamnese bem feita. Já preenchemos fichas infinitas durante a graduação sobre as condições físicas, emocionais, histórico médico,medicações em uso, alergias, doenças recentes, gestações (e suas decorrências), acidentes, enfim. TODAS ESSAS INFORMAÇÕES DEVEM SER ASSINADA PELOS PACIENTES. Alguma dúvida? Solicitação de exames e parecer médico.

Temos aqui uma parte difícil mas que temos que considerar: o paciente não revelar alguma condição de saúde por vergonha, medo de ter o atendimento negado ou achar que não é relevante. São os casos mais complexos, de atenção máxima. Foi esse o caso do paciente hemofílico que foi fazer implantes com outro profissional mais barato que o colega que já o acompanhava, e o paciente não informou a condição sanguínea para o novo profissional. Paciente em uso de drogas e pacientes com doenças crônicas descompensadas entram na mesma categoria.

Material de avaliação e conduta clínica

Um consultório precisa ter: esfigmomanômetro e estetoscópio, glicosímetro, ambu, cilindro de oxigênio, oxímetro, seringas de insulina, Adrenalina, anti-histamínicos, Captopril 12,5, Hidroclorotiazida 25mg, Dramin B6, AAS infantil, Isordil e pequenas embalagens de leite condensado ou glicose.

(h2> Tenha calma!

O dentista precisa calmamente identificar e reconhecer os sintomas que o paciente demonstra e estar pronto para tranquilizá-lo. Respiração cardiopulmonar, manobra de Tredelemburg, hiperventilação… Todas manobras conhecidas pelo CD e que poderão ser utilizadas.

Chamar os bombeiros pelo 192 ou 193 se necessário

Amigos, que jamais aconteça com nenhum de nós. Mas devemos saber como proceder em algum caso que seja diferente do dia a dia.

Um Beijo,
Nana

Fontes para pesquisa:

Malamed, Stanley. Emergências Médicas em Odontologia. 7ª Edição. Elsevier.
Andrade e Ranali. Emergências Médicas em Odontologia. Editora Artes Médicas.