Um garoto de 6 anos no Texas encontrou sua voz depois de um simples procedimento que o ajudou a falar. Os pais de Mason Motz pensavam que seu filho não falava por causa de um distúrbio de desenvolvimento, mas depois de uma visita de rotina ao dentista descobriram que a língua presa é real e uma condição oral tratável. Os pais de Mason, Meredith and Dalan, dizem que até o ano passado ele mal falava.

“Só o começo das palavras, não o final delas. Uma pronúncia muito pobre,” Meredith disse ao correspondente de notícias.

A família no Texas acreditava que os problemas de fala de Mason eram devidos a um aneurisma cerebral descoberto quando ele tinha dez dias de vida e a uma desordem de desenvolvimento. Mas cedo, no ano passado, a vida deles mudou quando foram ao odontopediatra em Katy, Texas. Enquanto trabalhava em algumas cáries, Dra. Amy Luedemann-Lazar notou que Mason tinha a língua presa.

Ela notou que o espaço embaixo da língua era mais curto que o normal, dificultando a fala. Perguntou aos pais se podia fazer um procedimento simples e usar um tipo de laser para cortar o tecido. Levou uma média de 30 segundos. Os resultados, segundo ela, foram transformadores.

Estudos relatam que essa condição tem entre 4 e 10% de prevalência entre crianças (nos Estados Unidos). Para Mason, o pequeno ajuste fez uma grande diferença. Seus pais começaram a perceber na mesma tarde.

“Ao invés de apontar para a comida ou para a propria boca ele foi capaz de dizer: Mamãe, Estou com fome”, Dalan disse.

A família diz que Mason está aprendendo a conversar e eles são gratos que aquele trabalhador milagroso acabou sendo a dentista deles. “Não tínhamos a intenção. Só queríamos tratar os dentes dele.” Dalan disse.

Dr. Luedemann-Lazar disse que é esse tipo de coisa que a faz ir trabalhar todos os dias.

(Fonte: CNN)

Compartilhe:

Comentários via Facebook