Sabe-se que o Brasil é um país onde, infelizmente, a Odontologia não é para todos!
Saímos da faculdade com uma idéia errada daquilo que aprendemos na graduação: resinas modernas, camaleão, materiais de moldagem perfeitos, laser, enfim.
Mas a realidade é: quem pagará os custos de tudo isso, ainda mais pra um recém formado?
Sou da seguinte opinião: todo estudante de Odontologia deveria fazer um estágio no SUS! É lá, na DIFICULDADE, que você aprende a “SE VIRAR NOS 30!”.
TRA (Técnica de Restauração Atraumática) é um procedimento clínico, de campo, que visa a remoção de tecido cariado através de instrumentos manuais e posterior selamento da cavidade com cimento de ionômero de vidro.
Muito difundida em comunidades de baixa renda, tem uma importância imensurável na Odontologia atual como forma de diagnóstico, cura e prevenção de lesões cariosas em crianças, principalmente.
Nessa técnica, proposta por Frencken (1994), a remoção do tecido cariado é superficial e o selamento com ionômero de vidro – com funções de liberaçao de flúor e coeficiente de expansão térmica linear semelhante a da estrutura dentária, material biocompatível com o complexo dentino–pulpar.
Por se tratar de uma técnica onde não se usa intrumentos rotatórios, fora de consultório (tratamento de campo), vem sendo difundida na Odontopediatria e Odontogeriatria, bem como no acompanhamento de pacientes portadores de necessidades especiais, em caso de visitas domiciliares realizadas pelos profissionais do PSF.
A técnica é simples, não necessita de anestesia e é eficaz, sendo amplamente difundida no Sistema Único de Saúde, associada a Educação em Saúde em crianças, principalmente
Suas indicações são para os casos onde deseja-se preservar, maior quantidade de tecido dentário.
Como é feito?
- Preparar o local com 2 mesas escolares para que o paciente deite, ou 2 bancos, onde o paciente possa deitar sobre o colo do operador.
- Orientação de higiene oral ao paciente, com evidenciação de placa, seguida de técnica de escovação.
- Remoção do tecido cariado com cureta (colher) de dentina, deixando a camada mais profunda da lesão presente.
- Condicionamento da superfície com ácido poliacrílico (o líquido misturado ao pó do cimento) por um período de 15 segundos.
- Lavagem bom bolinha de algodão embebida em água e secagem com bolinha de algodão.
- Isolamento relativo do campo operatório com rolete de algodão
- Manipulação do Ionômero – Cimento restaurador, respeitando as proporções pó/líquido, aplicados com espátulas de inserção ou aplicadores de hidróxido de cálcio (que a meu ver facilitam o escoamento do material e diminuem a formação de bolhas)
- Aguardar tempo de presa – o material perde o brilho.
- Selar com “esmalte incolor” para unhas.
O desenvolvimento de Programas de Educação em Saúde nas Universidades tem ajudado a divulgação da técnica e propicia ao estudante/profissional o espírito de solidariedade, provando que é possível intervir na doença sem os “luxos” de um consultório. Além de tudo, permite que o profissional atue, diretamente em, SAÚDE, mesmo em condições adversas.
#goDIVAS
Blog mt show, muito bom usar essa técnica, porém pouco aprofundada por nos. Pouca agressão e funciona bem em casos específicos.
>Oi! ainda sou acadêmica, e achei muito interessante essa técnica e não tinha ouvido falar ainda.. Amo o "conforto" do consultório, mas às vezes a veia social também fala alto..
Fiquei só intrigada com uma questão.. a falta de anestesia.. tem pessoas que são super sensíveis à dor, então imagino que essa técnica não é possível em alguns casos.. ou é possível em todos? =))
>Voltei aos tempos de Facu e lembrei Odonto Social nas comunidades carentes do extremo sul da capital paulista. Cças cheias de necessidades onde os meninos achavam que fio dental era pra menina (biquini). Tomare estes hoje adultos tenham mais acesso a Odontologia, e eu concordo com a importancia do contato com a realidade, aprende-se a arte do improviso.
>Adorei!!!
Como odontopediatra recomendo a técnica!
Crianças especiais e com dificuldade para tratamento convencional são indicações muito válidas ao ART!!
Parabéns pelo post viu?
🙂
Bjinhus!
>Eu já fiz muito ART, legal a técnica! 🙂
>Realmente, uma técnica extremamente eficaz e muito pouco difundida!
Ótimo texto!
>Cada dia mais eu adoro esse blog… tem tudo que a gente precisa saber! PARABÉNS OdontoDivas lindas da minha vida!