>
A fita feita de peças de quebra-cabeça, representando o mistério e a complexidade dessa patologia, é um símbolo mundial da conscientização em relação ao autismo. |
O Dia Mundial do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.
No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.
O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.
Este ano, o Brasil terá o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro iluminado de azul nos dias 1 e 2 de abril, além da Ponte Estaiada, em São Paulo, e vários outros monumentos e prédios do país. Em Portugal, monumentos e prédios, como a Torre dos Clérigos e a estátua do Cristo Rei em frente a Lisboa também serão iluminados de azul para a data.
Cuidado com os Dentes
Informações Atualizadas – http://www.autismo.com.br/
Blog – http://autismors.zip.net/
>Como já contei antes, tenho um primo com "autismo"/Sindrome de Asperger com 31 anos. Por não ter o Sindrome bem estudada e definida, ele não consegue auxilio nem social. Que este tipo de manifestação mundial chame a atenção para a causa.
Não é facil lidar com o diferente, e eu admiro imensamente minha tia por isso. Ele é filho único.
bjos meninas
>Muito bom, Marjo! Nos lembra que as pessoas são diferentes…
Interessante a definição "inadequacidade no desenvolvimento"… ser inadequado soa como ser inconveniente… e amar o que não convém deve ser um exercício e tanto… amor que se prova por si só.
Parabéns por trazer o assunto à pauta. 🙂