O programa Bem Estar, atração matinal da Rede Globo, já é conhecido pela forma simples (digamos assim) que aborda temas relacionados à saúde. Problema algum, acho a linguagem adequada levando-se em conta o público a que se destina.

Hoje o assunto era saliva. É, ÓBVIO, qual profissional de saúde foi escolhido para orientar o leigo, não é?! NÃO É. Dois médicos, uma pediatra e um infectologista se revezaram na tarefa de instruir o telespectador sobre um assunto do qual, parece, eles até já ouviram falar. 😉

Falar de saliva sem um dentista presente. Pode isso, Arnaldo?

Cara vênus platinada… CADÊ O DENTISTA? Médicos entendem muito da saúde geral dos pacientes, mas de saúde bucal (se é que saúde é um conceito a ser separado em grupos) não. E isso é um problema, certamente algo que as faculdades de Medicina deveriam repensar. Por isso é tão importante incluir os CDs nas equipes muldisciplinares de saúde.

Os dois profissionais da Medicina falaram muitas coisas boas e verdadeiras sobre a saliva, mas quando a coisa se aprofundou um pouquinho…

Quer um exemplo? Um costume do programa Bem Estar é o de usar modelos, displays e maquetes para ajudar os telespectadores a entender como as coisas funcionam. Acho o recurso válido, uma imagem vale mais do que mil palavras (dizem). Eis que sobre a mesa está um modelo enorme de uma língua e suas papilas gustativas. Um dos doutores explica:

“Língua saburrosa é aquela língua que fica geográfica, cheia de caminhos,
a língua despapilada, essa é a língua do fumante”
.

Sem mais.

Na próxima, prezada Rede Globo, considere chamar um cirurgião-dentista. Vai enriquecer bastante a discussão e poder-se-á dar mais ênfase a assuntos intimamente ligados à saliva, que mal foram citados, como a cárie dentária.


Ou assista aqui: http://glo.bo/mPQQFC

E parabéns, colegas médicos, pelo esforço! 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook