O programa Bem Estar, atração matinal da Rede Globo, já é conhecido pela forma simples (digamos assim) que aborda temas relacionados à saúde. Problema algum, acho a linguagem adequada levando-se em conta o público a que se destina.
Hoje o assunto era saliva. É, ÓBVIO, qual profissional de saúde foi escolhido para orientar o leigo, não é?! NÃO É. Dois médicos, uma pediatra e um infectologista se revezaram na tarefa de instruir o telespectador sobre um assunto do qual, parece, eles até já ouviram falar. 😉
Cara vênus platinada… CADÊ O DENTISTA? Médicos entendem muito da saúde geral dos pacientes, mas de saúde bucal (se é que saúde é um conceito a ser separado em grupos) não. E isso é um problema, certamente algo que as faculdades de Medicina deveriam repensar. Por isso é tão importante incluir os CDs nas equipes muldisciplinares de saúde.
Os dois profissionais da Medicina falaram muitas coisas boas e verdadeiras sobre a saliva, mas quando a coisa se aprofundou um pouquinho…
Quer um exemplo? Um costume do programa Bem Estar é o de usar modelos, displays e maquetes para ajudar os telespectadores a entender como as coisas funcionam. Acho o recurso válido, uma imagem vale mais do que mil palavras (dizem). Eis que sobre a mesa está um modelo enorme de uma língua e suas papilas gustativas. Um dos doutores explica:
“Língua saburrosa é aquela língua que fica geográfica, cheia de caminhos,
a língua despapilada, essa é a língua do fumante”.
Sem mais.
Na próxima, prezada Rede Globo, considere chamar um cirurgião-dentista. Vai enriquecer bastante a discussão e poder-se-á dar mais ênfase a assuntos intimamente ligados à saliva, que mal foram citados, como a cárie dentária.
Ou assista aqui: http://glo.bo/mPQQFC
E parabéns, colegas médicos, pelo esforço! 😉
[…] já era muito comum acontecer no programa “Bem Estar” da Globo (VEJA AQUI). Médicos invadindo áreas que não são as suas e falando abobrinhas na televisão. Em agosto do […]
[…] até daria pra perdoar DESSA VEZ o programa Bem Estar pela não-presença de um dentista (o que vive acontecendo). O problema é que surgiu uma pergunta odontológica e, embora devam ser competentes nas áreas em […]
[…] haver um dentista presente, embora piss me off, não me surpreende. Há alguns meses o assunto era saliva e os debatedores eram 2 médicos, uma pediatra e um infectologista. Não vejo problema nenhum em […]
[…] Traumas Dentários no Bem Estar Por Ana Tokus em Cirurgia em 20 de março de 2012 0 Ontem o tema do Bem Estar, programa matinal da Rede Globo, foi Odontologia… e eu, claro, assisti tudinho pra poder falar mal depois, até porque saúde bucal é tema recorrente, e já aconteceu de tocarem no assunto sem um único dentista presente… […]
[…] a saliva artificial, que se compra na farmácia. Consulte o seu dentista a respeito… afinal, ninguém entende mais de saliva do que ele. Tweet Tweet Postado em Curiosidades and tagged saliva, saliva artificial, […]
Confesso que assisto muito pouca TV, mas frequentemente me irrito com estas furadas. Pessoas despreparadas falam com cara séria, assuntos que desconhecem, e fica parecendo ser a mais pura verdade. Tenho uma paciente jovem, com xerostomia, e mais alguns sintomas, que eu cogitei ser Sindrome de Sjogren, mas a medica discordou. Não sou especialista e vi a paciente piorar sensivelmente, até que outro medico diagnosticou como S.Sjogren. Quem, além de nós, está tão em contato com saliva diariamente? Nestas horas o Sindicato dos Odontologistas ta fazendo o que? Preparando os boletos que acham sermos obrigados a pagar?
É como o Tio falou, Celia… o médico é um profissional muito respeitado, o que ele fala é quase lei. Imagina se ele fala com essa cara séria que você citou e na maior rede de televisão do Brasil? Mais respeitado que é o médico é o médico que fala na televisão, pode ter certeza! O.O
Os médicos são tidos no país como os “senhores supremos do saber”, só eles (e apenas eles) entendem de tudo relacionado a saúde, incluindo a saúde bucal.
Daqui a pouco os pacientes estão procurando estes profissionais para fazer uma prótese, tratamento ortodôntico e extrair os sisos…
[…] discussão. É como não convidar o Pelé pra abertura da Copa de 2014 no Brasil… –> OdontoDivas Destaque: Bem Estar "esquece" do dentista, no […]
[…] O tão disputado Brasão de Bronze vai para as meninas do @odontodivas puxando a orelha do @g1bemestar. SHOWhttp://bit.ly/q4iSLJ […]
Por coincidêcia eu liguei a tv na hora e quando falaram que o assunto era saliva fiquei esperando apresentarem alguém ali como dentista, e estou esperando até agora…
Realmente os médicos se esforçaram, levaram o assunto pras doenças transmissiveis pela saliva, fizeram a parte deles, mas e a nossa quem fez?
Nós sofremos pra conseguir um lugarzinho ao sol e nem quando o assunto diz respeito diretamente a nós, nos abrem um espaço, difícil.
E Juliana você me deu uma boa ideia vou mandar um email para lá questionando sobre isso, que me incomodou bastante.
Ótima sua pergunta Lilian, hahauhe, capaz mesmo que iriam responder, só se pedissem intervalo e ligassem imediatamente para seu dentista! Ou então dessem uma pesquisadinha na internet HUAEHIHE
#palhaçada o menosprezo
É verdade, inclusive enviei via twitter a seguinte pergunta:
@g1bemestar, quem tem boca seca dificulta que a dentadura pare na boca? Lilian Guedes.
Apenas para saber se iriam responder, mas é claro que não responderam.
Otimo texto.
Eu acho o cúmulo como a Odontologia é deixada de lado. Muitos médicos passam por cima de conhecimentos restritos da nossa área e ainda falam besteira.
E a mídia ainda apóia isso! Absurdo! Eu acho que todos deveríamos nos manifestar, enviando um e-mail para a redação do programa em questão para que sejam passadas informações CORRETAS.
Sem mais.
Também concordo, chega a ser um insulto nao chamar um dentista para falar sobre o assunto, fiquei esperando pra ver se eles citavam a cárie, mas vixiiii que nada!
Agora querem se meter na nossa área?! eu heinnn…
O que é pior: por serem médicos, a população acredita e aceita, sem questionamentos, ainda que abordem assuntos que são de competência de outro profissional.
E cá pra nós: se o assunto envolve boca e saúde bucal, POR QUE É QUE NÃO CONVIDAM UM DENTISTA, que é o profissional mais adequado para abordar tais assuntos???