Agora tá todo mundo falando: “A boca no centro das atenções”.

A reportagem publicada pela VEJA aborda a relação Odontologia/Medicina como uma “novidade”. E não é bem assim. A visão global do paciente é um conceito amplamente difundido nas Universidades mas que, no dia a dia, perde um pouco a força. É Médico que não respeita dentista. É Dentista que abaixa a cabeça pra médico.

A saúde começa pela boca

Nossa profissão, infelizmente, não tem o devido valor para a população. Muitos ainda tem o costume de curar e não cuidar da saúde bucal habitualmente. Já dissemos aqui que tratamentos curativos são mais caros e demandam mais tempo do que os tratamentos preventivos, mas grande parte da população brasileira não tem acesso a serviço público odontológico de qualidade e muitos outros só procuram o profissional quando a coisa tá feia. Infelizmente, não se tem a cultura de prevenir doenças bucais.

A falta de cuidado com a saúde bucal reflete no organismo como um todo. Infecções de origem bucal podem, por exemplo, afetar seriamente o coração, levando o paciente a óbito. Mau posicionamento dentário pode sim resultar em dores musculares que não tem nada a ver com dente simplesmente. O famoso bruxismo tá aí pra evidenciar isso: dente causando dor de ouvido, problemas na coluna, dificuldade de sono.

Além de uma maior imposição/valorização da Odontologia, é importante o reconhecimento da Medicina de tais relações. Não é difícil encontrar médico falando de boca com prioridade e, até mesmo, executanto procedimentos na área que nos diz respeito. Um exemplo: a pediatra, ao lado de um dentista na última quarta-feira, no programa “Bem Estar”, dando aula de escovação dental.

Dentistas e Médicos somam forças e quem sai ganhando é o paciente! Fico feliz com o fato das pesquisas estarem se intensificando e deixando claro que o tratamento do paciente deve ser feito como um todo.