Um estudo feito em parceria entre o Centro de Estudo de Genomas da USP e a Operação Sorriso (OS), realizado nas cidades que receberam os programas humanitários da ONG, mostrou que o fator genético foi predominante em grande parte dos pacientes com lábio leporino e/ou fenda palatina, atendidos na cidade de Santarém, no Estado do Pará. Por isso, é lá que, mais uma vez, a equipe médica voluntária da OS desembarca para a realização de cerca de 60 cirurgias corretivas gratuitas em pacientes de todas as idades com o problema.

A seleção dos pacientes acontecerá no dia 02 de dezembro, a partir das 8h, na Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860 — Bairro Santa Clara). Já as cirurgias serão realizadas entre os dias 04 e 07 de dezembro, no Hospital e Maternidade Sagrada Família (Av. Presidente Vargas, 1.606 — Bairro Santa Clara). Pacientes de outras cidades também podem participar.

Os nossos resultados sugerem uma importante contribuição genética  para a ocorrência das fissuras nesta região. Mas ainda não foi identificado um marcador genético de predisposição à fissura labiopalatina. Mais estudos são necessários para que possamos desenvolver testes genéticos ainda mais eficientes e que possam ser aplicados nas famílias com, pelo menos, uma criança com fissura,  diz a Dra. Maria Rita Passos Bueno, geneticista, coordenadora do Laboratório de Genética da USP e uma das responsáveis pelo projeto, destacando que esta é a sétima missão da OS em Santarém.

Para participar da seleção não será necessário fazer inscrição prévia, apenas comparecer ao local nos dias indicados levando documentos de identificação do paciente e também do responsável. Caso tenha, também deve trazer exames de sangue recentes (realizados há seis meses ou menos). Pacientes e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar por hospedagem gratuita no dia da avaliação. A organização também oferecerá transporte do alojamento até o hospital e alimentação sem custo.

Um sorriso muda tudo!

Montamos uma estrutura logística enorme para garantir a melhor qualidade no atendimento, nas cirurgias e no pós-operatório dos pacientes. São pessoas que viajam horas para conseguir essa oportunidade, pedem ajuda a família ou amigos e superam desafios enormes para conseguir o direito de sorrir. Todo esforço que fizemos para dar a uma criança o direito de sorrir e crescer com dignidade vale a pena, afirma Jocilvan Pedroso, médico que coordena as atividades da ONG em Santarém.

Ao todo, 50 voluntários de onze estados do Brasil, Paraguai e Suécia estarão envolvidos no programa humanitário de Santarém. Os colaboradores — muitos deles referências em suas áreas de atuação — pertencem a diferentes especialidades, como cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia, pediatria, entre outras. A ideia é operar e capacitar os centros locais. As crianças que não forem atendidas serão encaminhadas para o serviço público local, atingindo a população com resultados mais permanentes, enfatiza o anestesista Roberto Freire, diretor médico da Operação Sorriso.

Desde 2007, já foram realizadas mais de oito mil consultas em quase mil pacientes. Mais de 300 pessoas foram operadas e mais de 500 procedimentos cirúrgicos foram feitos durante os programas humanitários no Pará. A Operação Sorriso conta com o apoio da Marinha do Brasil, da Secretaria Estadual de Saúde de Pará, da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, do Ministério Público do Pará, da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), do Projeto Genoma Humano, da Casa da Criança e do Hospital e Maternidade Sagrada Família. Além disso, entre os patrocinadores estão as empresas Abbott, Ethicon, QLL, Schivartche Advogados, Colgate, Enox, American Airlines, White Martins, Approach Comunicação Integrada, Icatu Seguros, CitiEsperança, Bionexo, Comerc, Pepsi, Fnazca, Way Models e PRNewswire.

Outras informações poderão ser obtidas através do telefone (93) 9184-0241.

Também no dia 02 de dezembro, na Casa da Criança, os voluntários da Operação Sorriso realizarão a avaliação pós-operatória dos 71 pacientes que já fizeram a cirurgia para correção de lábio leporino e/ou fenda palatina na missão humanitária ocorrida em setembro de 2012. É nesse momento que avaliaremos o resultado da cirurgia anterior e se há necessidade de uma nova cirurgia, os tratamentos necessários e até mesmo a alta cirúrgica. E sempre dizemos que essa é a hora de matarmos as saudades dos nossos pacientes, comenta Luciana Glaser, coordenadora dos programas da OS.

Para ajudar

Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro (que facilitam compras em grande quantidade aqui –>  www.doeumsorriso.org.br

Quem quiser doar em produtos

Alimentos não perecíveis, leite em pó, suplementos alimentares, xampú, fraldas e material de limpeza. As doações poderão ser encaminhadas à sede da Casa da Criança.

Quem puder ajudar na divulgação, ajudando a fazer com que essa oportunidade chegue aos pacientes, pode encontrar os materiais que a ONG disponibiliza — cartaz, vt, banner para sites, facebook e spot — no site: www.operacaosorriso.org.br.

Sobre a Operação Sorriso

A cada três minutos nasce uma criança com deformidade facial no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde existe uma criança com fissura para cada 650 nascidas e, todos os anos, mais de 5.800 novos casos endossam as estatísticas. A estimativa é que existam cerca de 280 mil pessoas com fissura lábio/palatal em todo o Brasil. Entretanto, não se sabe necessariamente quantas já receberam o tratamento. Presente no país desde 1997, a Operação Sorriso —maior organização médica voluntária do mundo que reúne profissionais de 80 países para ajudar exclusivamente a pessoas portadoras de deformidades faciais — já transformou a vida de mais de 200 mil crianças.  Em dezesseis anos, já foram realizados mais de 79 mil exames e avaliações especializadas e mais de cinco mil cirurgias em dez estados brasileiros.

Só em 2012, a organização realizou mais de seis mil exames multidisciplinares especializados para crianças das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, além de 513 procedimentos cirúrgicos e 13 programas pós-operatórios, tudo gratuitamente, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para 327 crianças.

Quando?

Lembrando: a seleção dos pacientes acontecerá no dia 02 de dezembro, na Casa da Criança. Já as cirurgias serão realizadas entre os dias 04 e 07 de dezembro, no Hospital e Maternidade Sagrada Família.

* * *

SERVIÇO:

Missão humanitária da Operação Sorriso em Santarém (PA)

Dia de seleção dos pacientes: 02 de dezembro de 2013

Local: Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860 — Bairro Santa Clara)

Horário: a partir das 8h

Informações: (93) 9184-0241

Datas das cirurgias: De 04 a 07 de dezembro

Local: Hospital e Maternidade Sagrada Família (Av. Presidente Vargas, 1.606 — Bairro Santa Clara)

* * *

Doações para Operação Sorriso podem ser feitas direto em conta:

Associação Operação Sorriso do Brasil

CNPJ: 08.691.563/001-85

Banco Itaú – 341

Ag: 8729 C/C: 23082-4

Comunicar depósito através do e-mail: [email protected]

Relatórios financeiros disponíveis no site

*As empesas também podem apoiar a Operação Sorriso com recursos financeiros, humanos ou contribuições em espécie ou através de parcerias corporativas.

Compartilhe:

Comentários via Facebook