É hoje pessoal, e eu tô super animada e extremamente ansiosa!!

bannemaiortriagemdomundooralb2

A Turma do Bem e a Oral-B promovem a maior triagem odontológica do mundo. O evento acontece simultaneamente em todo o Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal. Ou seja, pela primeira vez dentistas do bem de 12 países se mobilizarão no mesmo dia para identificar novos beneficiários para o projeto.

É a minha primeira ação como coordenadora regional do projeto, e em Passo Fundo vai ser na Escola Municipal Wolmar Salton, no período da manhã. Junto com outros voluntários, vamos triar aproximadamente 200 crianças. A escola foi indicada pra mim pela Coordenadoria Regional de Educação, que me deu total apoio assim como a Secretaria de Saúde para realizar ações do projeto dentro das escolar públicas de Passo Fundo. É muito bacana quando saúde pública e projetos assim trabalham juntos por uma causa comum, quem ganha é sempre a comunidade.

Mesmo sendo minha primeira ação como coordenadora já estou acostumada a triagens. Trabalhei 3 anos e meio no SUS e nesse período tenho dados bucais de crianças da escola da área de abrangência da ESF que trabalhava, de um Lar para menores e dados incompletos de uma escola estadual das redondezas também. Encaminhava para tratamento as crianças necessitadas – seja por mim ou para o posto de saúde que a criança estava mais próxima – e realizava instrução de higiene bucal e escovação supervisionada também. Deu resultados muito bons, mas não sei se o dentista que assumiu o meu lugar deu seguimento a essas ações.

Quando a gente entra na saúde pública somos tomados por um sentimento muito forte de querer ver nossos pacientes bem, e realizamos pequenos milagres todos os dias, seja por uma restauração, por fazer parar uma dor que doeu o fim de semana inteiro ou apenas por ouvir o que nossos pacientes tem a dizer, afinal, todo dentista é meio psicólogo. Mas, a gente sai da saúde pública mas ela nunca sai da gente, e esse espírito de fazer mais do que a gente ganha continua vivo. Não é a toa que decidi fazer parte desse projeto. Sou dentista do bem há 4 anos mas nunca havia recebido uma criança para tratamento pois minha cidade não tinha um coordenador regional. Até que no CIOSP de 2012 fui convidada pela TdB a encabeçar esse projeto na minha cidade, e em outubro participei da capacitação em Embú das Artes juntamente com outra odontodiva, a Ninacris. Em Braçança Paulista, cidade da Nina, a triagem começa às 14h, na ECOA.

Nina e eu bem divas antes da premiação Sorriso do Bem 2012

Nina e eu bem divas antes da premiação Sorriso do Bem 2012

Semana passada fui entrevistada pela Janice Santos no Jornal do Almoço aqui de Passo Fundo falei um pouco mais do projeto Dentista do Bem, e convidei os dentistas da minha cidade a participar do projeto. Estou tendo bastante aceitação dos colegas, afinal, fazer o bem a pelo menos uma criança que realmente precisa não afeta os nossos rendimentos. Muito pelo contrário, nos rende um sorriso verdadeiro, e faz mais bem pra gente!

Se você também quer se tornar um Dentista do Bem, é muito fácil!! É só imprimir o Termo de Compromisso que está AQUI e enviar para o endereço da TdB que consta na página. Mas, se a sua cidade ainda não tem o projeto e você achou a idéia bacana, pode se tornar um coordenador regional clicando AQUI. Em ambos os casos a TdB entrará em contato com você para falar sobre o projeto!

A todos os novos amigos e coordenadores regionais que conheci na capacitação em 2012, uma boa triagem! 😀 E não esqueçam de divulgar a hashtag #megatriagemTdB no Twitter, Instagram e Facebook a cada nova foto ou publicação postada!

#goDIVAS! GO!

Compartilhe:

Comentários via Facebook