É hoje pessoal, e eu tô super animada e extremamente ansiosa!!
A Turma do Bem e a Oral-B promovem a maior triagem odontológica do mundo. O evento acontece simultaneamente em todo o Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal. Ou seja, pela primeira vez dentistas do bem de 12 países se mobilizarão no mesmo dia para identificar novos beneficiários para o projeto.
É a minha primeira ação como coordenadora regional do projeto, e em Passo Fundo vai ser na Escola Municipal Wolmar Salton, no período da manhã. Junto com outros voluntários, vamos triar aproximadamente 200 crianças. A escola foi indicada pra mim pela Coordenadoria Regional de Educação, que me deu total apoio assim como a Secretaria de Saúde para realizar ações do projeto dentro das escolar públicas de Passo Fundo. É muito bacana quando saúde pública e projetos assim trabalham juntos por uma causa comum, quem ganha é sempre a comunidade.
Mesmo sendo minha primeira ação como coordenadora já estou acostumada a triagens. Trabalhei 3 anos e meio no SUS e nesse período tenho dados bucais de crianças da escola da área de abrangência da ESF que trabalhava, de um Lar para menores e dados incompletos de uma escola estadual das redondezas também. Encaminhava para tratamento as crianças necessitadas – seja por mim ou para o posto de saúde que a criança estava mais próxima – e realizava instrução de higiene bucal e escovação supervisionada também. Deu resultados muito bons, mas não sei se o dentista que assumiu o meu lugar deu seguimento a essas ações.
Quando a gente entra na saúde pública somos tomados por um sentimento muito forte de querer ver nossos pacientes bem, e realizamos pequenos milagres todos os dias, seja por uma restauração, por fazer parar uma dor que doeu o fim de semana inteiro ou apenas por ouvir o que nossos pacientes tem a dizer, afinal, todo dentista é meio psicólogo. Mas, a gente sai da saúde pública mas ela nunca sai da gente, e esse espírito de fazer mais do que a gente ganha continua vivo. Não é a toa que decidi fazer parte desse projeto. Sou dentista do bem há 4 anos mas nunca havia recebido uma criança para tratamento pois minha cidade não tinha um coordenador regional. Até que no CIOSP de 2012 fui convidada pela TdB a encabeçar esse projeto na minha cidade, e em outubro participei da capacitação em Embú das Artes juntamente com outra odontodiva, a Ninacris. Em Braçança Paulista, cidade da Nina, a triagem começa às 14h, na ECOA.
Semana passada fui entrevistada pela Janice Santos no Jornal do Almoço aqui de Passo Fundo falei um pouco mais do projeto Dentista do Bem, e convidei os dentistas da minha cidade a participar do projeto. Estou tendo bastante aceitação dos colegas, afinal, fazer o bem a pelo menos uma criança que realmente precisa não afeta os nossos rendimentos. Muito pelo contrário, nos rende um sorriso verdadeiro, e faz mais bem pra gente!
Se você também quer se tornar um Dentista do Bem, é muito fácil!! É só imprimir o Termo de Compromisso que está AQUI e enviar para o endereço da TdB que consta na página. Mas, se a sua cidade ainda não tem o projeto e você achou a idéia bacana, pode se tornar um coordenador regional clicando AQUI. Em ambos os casos a TdB entrará em contato com você para falar sobre o projeto!
A todos os novos amigos e coordenadores regionais que conheci na capacitação em 2012, uma boa triagem! 😀 E não esqueçam de divulgar a hashtag #megatriagemTdB no Twitter, Instagram e Facebook a cada nova foto ou publicação postada!
#goDIVAS! GO!
[…] está acontecendo por todo Brasil, América Latina e Portugal a 2ª edição da Maior Triagem do Mundo promovida por voluntários do Projeto Dentista do Bem com apoio da […]
[…] seus dentistas. Os “personagens” dessa primeira temporada foram escolhidos a partir da megatriagem que aconteceu no dia 18 de março em todo país, América Latina e Portugal. Este blog rosa esteve […]
[…] do Bem juntou-se às comemorações com a Semana do Bem em Portugal. A Semana do Bem começou com a Maior Triagem do Mundo nessa segunda-feira, um movimento que juntou 12 países e centenas de cidades do Brasil, América […]