20 de março: Dia Mundial da Saúde Oral

20 de março: Dia Mundial da Saúde Oral

Acabei de receber um e-mail sobre esse dia da FGM e joguei no google. A data no Brasil é comemorada no dia 12 de setembro, mas percebi que muitas menções ao dia de hoje vem de Portugal. Logo, hoje, 20 de março, é o dia Mundial da Saúde Oral! Não custa enfatizar sobre os problemas de saúde oral mais uma vez no ano 😉

O Dia Mundial da Saúde Oral celebra-se anualmente no dia 20 de março, data defendida pela WDF – World Dental Federation (Federação Dentária Internacional). Em 2013 o lema é “Dentes saudáveis para uma vida saudável”.

A Turma do Bem juntou-se às comemorações com a Semana do Bem em Portugal. A Semana do Bem começou com a Maior Triagem do Mundo nessa segunda-feira, um movimento que juntou 12 países e centenas de cidades do Brasil, América Latina e Portugal e profissionais voluntários, – dentistas, estudantes, entre outros – dando o exemplo do que é responsabilidade social. Cerca de 16.000 crianças passaram pela triagem no dia 18 de março.

A comemoração da data é uma oportunidade para sensibilizar, educar e incentivar pessoas, famílias, comunidades e governos a tomar medidas para reduzir a incidência das doenças orais, nomeadamente a epidemia da cárie e doenças gengivais, com consequentes perdas dentárias.

É estranho que ainda precisemos de um dia no calendário para enfatizar a população sobre os proble e mas bucais. Com tanta facilidade de acesso aos meios de comunicação onde constam informações sobre saúde bucal, água fluoretada,escovas de dente e dentistas nos dias de hoje ainda encontramos um alto índice de cárie em nossas crianças. Continuemos nós com nosso trabalho incansável de informar, educar, promover saúde oral e tratar os problemas existentes para quem sabe um dia poder dizer: Salvamos o mundo das cáries!

Fonte: Portal da Saúde Portugal e Lux Portugal

Compartilhe:

Comentários via Facebook