Hoje está acontecendo por todo Brasil, América Latina e Portugal a 2ª edição da Maior Triagem do Mundo promovida por voluntários do Projeto Dentista do Bem com apoio da Oral-B.
O dia todo o facebook – em especial o grupo TURMA DO BEM – está sendo alimentado de fotos da triagem vindas de todos os lugares onde o projeto está presente. Já fiz minha parte na manhã de hoje juntamente com minha TSB, realizando a triagem na Escola Municipal Romana Gobbi.
O que quero chamar a atenção nesse post além da triagem em si, é para os casos que triamos. É incrível como ainda é possível nos dias de hoje percebermos a total falta de estrutura para orientar a higiene bucal e tratar os dentes dos jovens brasileiros. Como Diva do SUS não culpo apenas o governo federal, mas sim os profissionais que atuam no SUS: cada vez menos motivados a trabalhar por todas as condições que são impostas, perdem a vontade e o amor pela profissão, atuando apenas no seu quadrado. É impossível acreditar que uma paciente (minha) não conseguiu remover uma sutura no SUS porque precisava retirar ficha… procedimento este que é feito em menos de 2 minutos, e facilitaria a vida da adolescente, já que meu consultório fica no centro. E a boa vontade fica onde?
Na foto acima, dá pra ver alguns casos que são realidade no Brasil e na minha cidade. Tem até dentista sambando na cara da realidade brasileira e ganhando em cima da ingenuidade do povo, muito triste.
1) incisivo central impactado no palato, paciente com 13 anos.
2) várias cáries ativas, necessidade de tratamento de canal e ortodontia, paciente 15 anos.
3) gengivite e presença de fatores de retenção, necessita tratamento periodontal, 15 anos.
4) o que chocou todos: “aparelho” colado de qualquer jeito, apenas com bráquetes de reposição de incisivo central em todos os dentes, preso apenas por fios de amarrilho 0,20 e elásticos. Paciente de 14 anos, pais pagam R$40 a “manutenção” de cada arcada, totalizando R$80. Quando não tem dinheiro pra fazer da duas, faz “manutenção” de uma arcada só. Detalhe: fez em uma clínica na Planaltina, ou seja, foi feito por dentista.
Resta agora esperar que pelo menos esses casos das fotos sejam beneficiados pelo projeto e o conhecimento dos dentistas voluntárias. Sou muito grata por sermos em quase 40 na nossa cidade!
Tenho a agradecer também ao secretário de saúde Luiz Artur Rosa Filho que me recebeu com alegria no ano passado e se dispôs a ajudar o projeto Dentista do Bem de nossa cidade com o que tivesse ao alcance dele como gestor. Fez muito, pois em várias cidades os gestores de saúde tem o projeto como “rival”, o que não deveria ser uma realidade pois só quem perde com isso é a população. Não poderia ser diferente vindo de um médico sanitarista, que assim como eu sabe a realidade que o SUS enfrenta e como não dispõe de serviço especializado no SUS em nossa cidade em quantidade suficiente para atender a toda a demanda, fazemos essa ponte, principalmente com endodontias e ortodontia – casos estes os mais frequentes. Agradeço também a 7ª Coordenadoria Regional de Educação, que é outra parceira do projeto na cidade, nos indicando escolas que mais necessitam de assistência. E principalmente aos nossos adolescentes, que ansiosos por um tratamento de qualidade participam de nossas triagens com a esperança de voltar a sorrir!
Se você quer saber mais sobre o evento de hoje é só digitar as hasgtags #maiortriagemdomundo e #megatriagemtdb no facebook ou no instagram: tá bombando!!! E se você ainda não é um dentista do bem, é só clicar aqui.
#goDIVAS! GO!
No Comment