>Em busca do ideal estético corporal exigido pela sociedade contemporânea que associa magreza à juventude e beleza, a bulimia apresenta-se como uma resposta à busca frenética pelo corpo perfeito, levando a transtornos fisiológicos e psicológicos que acometem, principalmente, mulheres jovens.
Também classificada como distúrbio de comportamento, a bulimia é caracterizada por ingestão compulsiva e rápida de grande quantidade de alimentos com pouco ou nenhum prazer. Os alimentos escolhidos pelos bulímicos para ingestão nas crises compulsivas são, geralmente, de fácil acesso, como doces, chocolates, biscoitos e leite condensado.
Segue-se a indução do vômito, uso de laxantes e diuréticos com a finalidade de neutralizar tal ingestão, sempre com o objetivo de alcançar a magreza pretendida. Tais atitudes resultam em isolamento social progressivo.
E os dentes sofrem muito com isso. Uma das conseqüências dos vômitos frequentes é a erosão dentária (que é o conteúdo ácido do estômago em contato com os dentes) e aumento do número de cáries caracterizado pela perda dos minerais do dente (gerada pela sensação de boca seca – xerostomia). O bruxismo (hábito de ranger dos dentes) é causados pela ansiedade, levando à abrasão dental.
Fatores de desenvolvimento e manutenção desses transtornos são, também, as alterações psicológicas, por exemplo, no padrão familiar, como falhas na resolução de conflitos, distorção na comunicação, confusão entre os membros da família, ausência de limites individuais e falta de senso de identidade.
Portanto, durante o atendimento odontológico, o profissional deve ser capaz de identificar essas manifestações, associá-las à doença em questão, e por intermédio de uma abordagem multidisciplinar, estimular a procura de assistência profissional especializada, contribuindo assim para redução das consequências desse transtorno.
dou impotâcia sim não tenho orgulho nenhum orgulho de fazer isso! quero muito muito parar só que sem a ajuda de niguem e se deus quisere vou conseguir! bjs
obrigado por responder acho que ela não sabe ! mas será que se ela descobrir não vai contar para os meus pais?
minha paixão e a odontologia e quero ter meu dentes lindos desde já obg!
Qual a importância que vc dá pra sua saúde?
A dentista, caso vc seja maior de idade, não vai contar a seus pais. Uma questão de sigilo profissional. Se for menor, pode ser que o profissional queira saber a respeito de seus hábitos, ansiedades, relação com as pessoas, enfim.
Mas eu acho interessante vc procurar uma ajuda profissional!
ola´, tenho bulimia nervosa e visito mensalmente um dentista o que pode acontecer se minha dentista descobrir??
Olá!
Provavelmenente seu dentista já sabe do seu hábito em virtude das lesões que aparecem na parte de trás dos dentes ao longo do tempo. Penso que o melhor seja vc “jogar limpo” e, com ele, traçar um plano de tratamento multidisciplinar!
>Muito bom MESMO o post.
Discutimos na faculdade esses dias um caso clínico de uma jovem que apresentava esse tipo de erosão apenas na face lingual dos dentes, e era um caso de bulimia e depois de muitas outras análises acabamos descobrindo ainda mais problemas.
E isso é importante de se mostrar, para aqueles que ainda tem o pensamento de que odontologia é apenas técnica e não raciocínio. =)
>Promovida! "Estagiária Senior", vai ganhar o triplo! 😀
>Excelente! Muito bem escrito, leitura clara e assunto mais que pertinente! Parabéns, Dai!
>Obrigada,gente! Chefa, vou ser promovida??? hahahaha oba! $$$$
>Muito bom, Daia… Bem escrito, elaborado e informativo… parabéns! 😀 Ganhou um aumento, agora… 😛
>Mto bom o texto….o blog de vcs está ficando excelente!
>Obrigada,Ju! Papel importante do dentista! fiquem atentos! 🙂
>Um assunto de extrema importância, com abordagem multidisciplinar, ressaltando a necessidade de tratamento psicológico!
Bulimia é doença! E nós temos como diagnosticar!
Parabéns pelo post DIVA!
>Arrasou Dai, parabéns!