>Em busca do ideal estético corporal exigido pela sociedade contemporânea que associa magreza à juventude e beleza, a bulimia apresenta-se como uma resposta à busca frenética pelo corpo perfeito, levando a transtornos fisiológicos e psicológicos que acometem, principalmente, mulheres jovens.

Também classificada como distúrbio de comportamento, a bulimia é caracterizada por ingestão compulsiva e rápida de grande quantidade de alimentos com pouco ou nenhum prazer. Os alimentos escolhidos pelos bulímicos para ingestão nas crises compulsivas são, geralmente, de fácil acesso, como doces, chocolates, biscoitos e leite condensado.

Segue-se a indução do vômito, uso de laxantes e diuréticos com a finalidade de neutralizar tal ingestão, sempre com o objetivo de alcançar a magreza pretendida. Tais atitudes resultam em isolamento social progressivo.

E os dentes sofrem muito com isso. Uma das conseqüências dos vômitos frequentes é a erosão dentária (que é o conteúdo ácido do estômago em contato com os dentes) e aumento do número de cáries caracterizado pela perda dos minerais do dente (gerada pela sensação de boca seca – xerostomia). O bruxismo (hábito de ranger dos dentes) é causados pela ansiedade, levando à abrasão dental.

Fatores de desenvolvimento e manutenção desses transtornos são, também, as alterações psicológicas, por exemplo, no padrão familiar, como falhas na resolução de conflitos, distorção na comunicação, confusão entre os membros da família, ausência de limites individuais e falta de senso de identidade.

Portanto, durante o atendimento odontológico, o profissional deve ser capaz de identificar essas manifestações, associá-las à doença em questão, e por intermédio de uma abordagem multidisciplinar, estimular a procura de assistência profissional especializada, contribuindo assim para redução das consequências desse transtorno.

@Daia_odonto

Compartilhe:

Comentários via Facebook