>

Por um milagre eis que no Dia Mundial da Saúde, o CRO dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, aderiram à manifestação em protesto às Operadoras de Planos de Saúde, juntamente ao CRM e CFM.

Mesmo sendo um ponto positivo, há colegas que ainda insistem em reclamar e criticar tal atitude que, particularmente, é a primeira vez que vejo ocorrer.

Quem PODE atender somente pacientes particulares, em vez de criticar ou fazer piada sobre, poderia ajudar e incentivar que tais medidas fossem tomadas mais vezes, por uma questão simples: CONSCIENTIZAÇÃO DA CLASSE ODONTOLÓGICA (que em posts anteriores, já disse não necessariamente ter classe).

Vivemos um período onde: 1) Ou você é concursado (e mesmo assim não ganha o que deveria ganhar); 2) Ou você herdou pacientes particulares dos seu pai, primeiro dentista da cidade onde você nasceu; 3) Ou você é sustentado por pai, mãe, esposa ou marido; 4) Ou você nasceu rico. 5) OU VOCÊ PRECISA TRABALHAR PRA SUSTENTAR A SUA FAMÍLIA E, INFELIZMENTE, DEPENDE DOS PLANOS ODONTOLÓGICOS. #prontofalei.

Os honorários repassados aos profissionais, sejam em Cooperativas Odontológicas ou em Empresas cujos donos não entendem NADA de Odontologia (uma espécie de escravidão legalizada, eu diria), são ridídulos. Você receber por uma restauração um valor inferior a R$ 20,00 dói. Se entrarmos no mérito dos gastos com dental e fizermos uma conta detalhada de tudo que usamos pra fazer uma simples restauração Classe I, veremos que estamos pagando para trabalhar. Fora que, além de gastarmos dinheiro, estamos sofrendo lesões e desconfortos em virtude do excesso de trabalho (porque trabalhar com convênio é trabalhar com volume de paciente, fazer giro de consultório). A única especialidade, a meu ver, que consegue tal giro sem a necessidade de credenciamento/referenciamento em planos odontológicos é a Ortodontia. E eu lamento muito não ter dom pra coisa…

De acordo com nosso colega, Dr. Paulo Goes Filho (@pgfilho), em conversa com o CROES (@CRO-ES) no Twitter, pelo Código de Ética Odontológico vigente, algumas informações valiosas foram esclarecidas pelo próprio conselho, como:

Art. 1º O CEO regula os direitos e deveres dos profissionais, das entidades E DAS OPERADORAS DE PLANO DE SAÚDE, com inscrição no Conselho de Odontologia, segundo suas atribuições específicas.

Parágrafo único: as normas deste código devem ser seguidas pelos CDs, pelos profissionais de outras categorias auxiliares reconhecidas pelo CFO, independente do cargo ou função que ocupem, bem como pelas pessoas jurídicas.”

Enfim, de acordo com conversa do nosso colega com representantes do CROES, basicamente temos a seguinte situação:

  • As operadoras de planos de saúde tem que ter registro nos conselhos regionais;
  • Se o CEO aplica-se a elas, operadoras, na forma de pessoa jurídica, LOGO OS CROs TEM PODER SOBRE AS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE
  • De acordo com Cap. VII, art 13 – O CIRURGIÃO DENTISTA DEVE EVITAR O AVILTAMENTO OU SUBMETER-SE A TAL, INCLUSIVE POR PARTE DOS CONVÊNIOS E CREDENCIAMENTOS, DE VALORES DOS SERVIÇOS PROFISSIONAIS, NÃO OS FIXANDO DE FORMA IRRISÓRIA OU INFERIOR AOS VALORES REFERENCIAIS PARA PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS.

(obs.: TRECHO TRANSCRITO DA PUBLICAÇÃO DO DR. PAULO EM SEU BLOG)

Sendo assim, pressupõe-se que, atender sob os honorários pagos pelos convênios É INFRAÇÃO ÉTICA.

Portanto, venho aqui pedir que a CLASSE ODONTOLÓGICA se esclareça sobre as atribuições, direitos e deveres do Cirurgião Dentista, lendo atentamente o CEO, disponível no site do CFO e, principalmente, que divulgue tal mobilização.

O famoso ditado, “A necessidade faz o ladrão” caracteriza bem o momento que a nossa profissão vive. Por necessidade, pelos impostos, juros, inflação, enfim, por todos os gastos que temos no nosso dia a dia, ainda é mais lucrativo (ou menos ocioso) trabalhar com convênios à ficar lendo revista na sala de recepção do seu consultório.

As contas chegam, precisam ser pagas… E aí?

O que fazer?

O texto completo entre a conversa do colega Dr. Paulo Goes Filho, está disponível no blog dele! Leiam!

Uma escada começa com o primeiro degrau! Mesmo sendo somente o dia 07 de Abril, façamos a diferença. Porque no final, a vitória será de todo mundo!

Compartilhe:

Comentários via Facebook