>

Fonte: imagem


Adequação de meio bucal é a fase do tratamento onde, como o próprio nome diz, a condição de saúde oral do paciente é restabelecida – lesões de cárie identificadas e tratadas (seja com restaurações definitivas ou ART), educação em saúde, tratamento periodontal e diagnóstico de outro tipo de patologia.

 Nessa fase do tratamento, também conhecida como Preparo de Boca I (assim aprendi na minha Universidade), examinamos e traçamos todo o plano de tratamento do paciente e, depois, o encaminhamos para a fase de reabilitação protética e tratamento ortodôntico.

Infelizmente, nem todos os profissionais lembram dos princípios básicos do tratamento Odontológico. Ignoram situações básicas e, como consequência, comprometem a saúde do paciente, como um todo (uma vez que ele não é só uma boca e adjacências).

A paciente em questão, compareceu hoje no meu consultório.

Uma higiene oral deficiente, lesões de cárie em 10 elementos dentais, sendo um deles, o 21, com comprometimento endodôntico, com fístula intra oral. Esse quadro infeccioso, de acordo com a paciente, rendeu febre, mal estar geral, além da dor (que não precisa nem ser mencionada, pra dizer a verdade).

A questão é: POR QUE isso ainda acontece? Qual o motivo do colega não encaminhar o paciente para um profissional que, na verdade, irá ajudá-lo no andamento do tratamento?

Os livros, cursos e Universidades estão aí pra isso: orientar!

Acadêmicos, não esqueçam das matérias básicas (são básicas por um motivo especial). E colegas, na dúvida, estudem.


Compartilhe:

Comentários via Facebook