>


Dentre tantos pacientes que atendemos na clínica ao longo do curso, esta foi uma paciente muito especial. Ela veio à nossa clínica de reabilitação oral queixando-se da falta de dentes. E nos relatou como isto influenciava na sua vida social. Ela deixava de sair por vergonha de aparecer na frente das pessoas sem os dentes.

Ao exame clínico constatamos a ausência dos dentes posteriores inferiores, com exceção do 37, levando a uma sobrecarga mastigatória nos dentes anteriores. Com isto, houve grande perda óssea, consequentemente, mobilidade dos elementos 11 e 21, além da perda da DVO.

Por se tratar de um caso complexo (a paciente apresentava outras necessidades), optamos por realizar um tratamento provisório. Foi planejada a confecção de uma prótese parcial removível provisória (PPRP) reforçada com fios ortodônticos, lembrando uma PPR.

Ao provar a prótese, a paciente se sentiu outra pessoa. Ela relatou a grande mudança em sua auto-estima, se sentia mais bonita, comprou até roupa nova. A relação com o maridão melhorou muito e passou a ajudar nas festividades da igreja da cidade dela.

Eu não gosto muito de prótese, mas, sem dúvidas, é um trabalho muito gratificante. Você ver a paciente te agradecer e ser grata pelo resto da vida, quando fizemos apenas o nosso trabalho.

A paciente continua em tratamento na clínica, só que agora com outros acadêmicos. Ainda são necessários outros procedimentos, até que ela tenha sua reabilitação oral completa.

Sentimento de missão cumprida 😀 (pelo menos por enquanto)

Dai

Compartilhe:

Comentários via Facebook