>
Dentre tantos pacientes que atendemos na clínica ao longo do curso, esta foi uma paciente muito especial. Ela veio à nossa clínica de reabilitação oral queixando-se da falta de dentes. E nos relatou como isto influenciava na sua vida social. Ela deixava de sair por vergonha de aparecer na frente das pessoas sem os dentes.
Ao exame clínico constatamos a ausência dos dentes posteriores inferiores, com exceção do 37, levando a uma sobrecarga mastigatória nos dentes anteriores. Com isto, houve grande perda óssea, consequentemente, mobilidade dos elementos 11 e 21, além da perda da DVO.
Por se tratar de um caso complexo (a paciente apresentava outras necessidades), optamos por realizar um tratamento provisório. Foi planejada a confecção de uma prótese parcial removível provisória (PPRP) reforçada com fios ortodônticos, lembrando uma PPR.
Ao provar a prótese, a paciente se sentiu outra pessoa. Ela relatou a grande mudança em sua auto-estima, se sentia mais bonita, comprou até roupa nova. A relação com o maridão melhorou muito e passou a ajudar nas festividades da igreja da cidade dela.
Eu não gosto muito de prótese, mas, sem dúvidas, é um trabalho muito gratificante. Você ver a paciente te agradecer e ser grata pelo resto da vida, quando fizemos apenas o nosso trabalho.
>Sempre dou uma opção d PPRP pro paciente… principalmente pros pacientes mais carentes… com soluções simples e relativamente baratas, conseguimos melhorar a auto-estima das pessoas! Afinal, somos profissionais da saúde, do sorriso e portanto, da alegria!!!
Bjos, meninas!!!
>A reabilitação Oral sempre começa por prótese provisórias e estas devem ser sempre bem feitas, na medida do possível.
O paciente merece esta nossa atenção 😉
Bjs Dai!
>Obrigada,chefa! linda e mto gratificante! por isso somos dentistas! =D
>Parabéns, Dai! A gente fica prestando atenção demais em soluções protéticas mirabolantes e, às vezes, uma PPR com grampinho de fio de orto devolve a auto-estima pra alguém. A Odontologia é linda mesmo. 😀