No caso, barreira da SDI, parte do kit do Pola Office Bulk (kit para 5 pacientes). Arquivo pessoal.

Mais um debate no Twitter deu origem a uma postagem no blog Pink! A polêmica agora é em cima das Barreiras Gengivais, utilizadas como coadjuvantes nos casos de isolamento absoluto e, principalmente, como proteção tecidual nos casos de clareamento em consultório. 

As barreiras gengivais são resinas fluidas, geralmente coloridas, fotopolimerizáveis, usadas para auxiliar o vedamento de isolamento absoluto (principalmente em casos de tratamento endodôntico) e proteção do tecido gengival durante o procedimento de clareamento.

Diversas marcas de géis clareadores no mercado possuem kits onde as barreiras estão inclusas. É o caso das marcas SDI, Villevie e Dentsply. A FGM possui a opção de kits clareadores com e sem a barreira gengival. A Ultradent, no caso do produto Xtra Boost (peróxido de hidrogênio 38%), só vem com as seringas com o agente clareador, sendo a barreira vendida separadamente.
Na minha opinião, o profissional que compra um kit para clareamento precisa da barreira gengival. É inquestionável a necessidade do uso. É protocolo clínico. Concordo que a barreira seja vendida separadamente (seja para repor estoque no caso de muitos procedimentos clareadores ou para quem as utilize, simplesmente, como auxiliar na vedação da umidade).
Ao argumentar com a FGM no Twitter, recebi o esclarecimento de que a empresa disponibiliza as versões com e sem barreira por conta do “tipo de cliente“. Bom, sendo um procedimento clareador, o que difere um paciente do outro no quesito proteção? Nada. A soma dos valores do kit sem a barreira + barreira avulsa não é diferente do kit com barreira gengival inclusa. Logo, qual o motivo da não inclusão do material?
No caso da Ultradent, acho importante ressaltar que a concentração do peróxido de hidrogênio a 38% exigiria um kit completo de proteção. Não há barreira nem agente dessenssibilizante e neutralizante inclusos. Particularmente, um absurdo.
Por que da necessidade do material?
Uma possibilidade de efeito colateral da técnica de clareamento é a ulceração da gengiva marginal, decorrente de trauma de escovação e/ou moldeira, associado ao contato do gel clareador na técnica de clareamento caseiro ou pelo contato direto do agente clareador quando houver descuido na confecção da barreira de proteção gengival na técnica de clareamento em consultório” (Ewerton Nocchi Conceição – Dentística Saúde e Estética – ed. Artmed 2ª edição, pg 241).

Queimaduras pelo gel clareador

As queimaduras pelo agente clareados são essas áreas esbranquiçadas na gengiva. Um quadro reversível e tratado com solução de bicarbonato de sódio (por isso um dos motivos de não se realizar profilaxia com jato de bicarbonato, já que ele é neutralizante do peróxido). As lesões desaparecem assim que ocorre a completa reidratação da mucosa. Mas, até lá, sensação de queimação e ardor são relatados. Um quadro extremamente desconfortável ao paciente (e isso eu falo por experiência própria). O procedimento de proteção tecidual deve ser muito bem realizado, com uma barreira efetiva que protega as papilas interdentais e checagem com espelho clínico, por oclusal/incisal, para verificar se houve alguma falha no selamento.
Logo, não sei o motivo da opção ter ou não um ítem de extrema importância para o procedimento.
No dia do “debate” no twitter, a FGM tentou usar um arumento exposto por uma colega como uma das justificativas de haver kits com ou sem o produto – “Meu paciente apresentou reação alérgica a barreira“. Esse relato são casos isolados e outras medidas devem ser tomadas.
Além de quebra de protocolo clínico, é muito chato precisar desmarcar um paciente por não haver a disponibilidade imediata de reposição do produto quando, ao abrir um kit lacrado, não se encontra a barreira. Na minha ciadade não há Dental. Logo, preciso fazer minhas compras em outras cidades ou pela Internet.
Na semana que houve a conversa, eu tinha 3 clareamentos agendados para o período da tarde e precisei desmarcá-los em virtude da falta de barreira no kit e pelo fato da Dental ter atrasado a entrega.
Como faz?
Acredito que as empresas do ramo devem considerar a hipótese e o debate ocorrido e melhorar a apresentação dos produtos. Hoje, antes de comprar, eu verifico os componentes presentes no kit e dou prioridade aos que se apresentam mais completos.
Com isso, algumas marcas sobem no meu conceito enquanto outras…
Compartilhe:

Comentários via Facebook