>

Fonte: imagem

Pela segunda vez, no dia de hoje, me deparo com a falta de orientação, por parte dos colegas, aos pacientes… Cuidados que parecem “frescura” para alguns, no meu consultório é diferencial e sinal de cuidado.


Paciente compareceu com elemento 37 extraído há 3 semanas. A sutura ainda estava lá, cheia de placa e gerando uma reação inflamatória (fato) no tecido gengival. Minha primeira pergunta foi: “O senhor não retirou os pontos ainda por que?” And… a resposta: “Mas é preciso tirar os pontos?” E a Diva aqui assustou.

Como diria @marjo_lanzarin “De cair os butiá do bolso”… Dei uma aula sobre pós cirúrgico (já que ele me procurou para isso), imprimi uma cartinha de orientações e, além da orientação de retorno em 5 dias para retirada dos pontos, uma receita de analgésico e antiinflamatório (coisa que ele também não recebeu do outro colega).

A segunda do dia foi: paciente usuária de prótese total, com infecção causada por fungos. Ao remover a prótese, o pálato da paciente estava tomado por lesões brancas, assim como ângulo da boca e parte da língua. A prótese, sem qualquer tipo de cuidado e a paciente sem esclarecimento sobre. Sentei com as colegas e orientamos a paciente. Fizemos os procedimentos necessários e, novamente, entreguei uma cartinha explicando sobre higienização de próteses totais.

Diga-se de passagem, no CIOSP desse ano, ao comparecer no stand da “Corega“, questionei sobre os estudos que comprovam que o “Corega Tabsremove 99,9% das bactéricas “da boca”. Inclusive, acompanhada da @Aline_Cerutti, mencionei o fato da irresponsabilidade da marca ao veicular na mídia tal informação, tendo em vista a quantidade de pacientes leigos. Ainda disse que, com essa propaganda em horário nobre na “poderosa” Rede Globo, logo logo eu teria relatos de pacientes que substituiram a pasta de dente e a escova dental para fazer bochecho com aquela pastilha.

Alguém aí recebeu os estudos? Não? Nem eu…

Já mencionei, diversas vezes, as orientações pós-clareamento que dou aos pacientes. Já disse sobre a quantidade de processos envolvendo dentistas e a importância dos esclarecimentos e das obrigações de meio vs. obrigação de resultado!

O paciente é leigo. Devemos instruí-lo quanto aos procedimentos a serem realizados, as possibilidades de sucesso e insucesso e sobre todas as chances de reabilitação que existem para o caso dele. Isso está no CEO e, a falta de informação é uma das 3 figuras da culpa: Negligência, Imprudência e Imperícia.

Aos meus leitores, fica a dica!

Além da infração ética, é bem vergonhoso ser apresentado a outro colega assim, como o dentista que não trabalha direito!

Compartilhe:

Comentários via Facebook