Podem falar o que for, mas a verdade é: o que mais deixa um Dentista feliz é ver um sorriso bem cuidado! 

Sorriso saudável é a satisfação de todo Dentista!

Quando, na nossa cadeira, nos deparamos com um sorriso zero placa, zero cárie enfim, CPOD ZERO, a vontade que dá é de abraçar! Em se tratando de um sorriso de criança então, o abraço é dobrado: mãe e filha!

Duda apareceu assim! Nota 10 pra ela, embora todos os zeros positivos do seu sorriso!

A mãe de Duda se mostrou muito preocupada com a saúde bucal da filha. Escova os dentes dela depois das refeições duplamente: a primeira, Duda quem escova. A segunda, a mãe vem mostrando pra ela onde ficou sujo! Duda não deixa de comer doces! Mas sabe que, depois de uma bolacha, bala, chiclete ou a guloseima que for, precisa escovar os dentes! Na mochila da escola, um kit básico de higiene: toalhinha, escova, pasta e fio dental! E é assim que tem que ser!

Em Resende, a fluoretação da água é coisa recente. Desde que o sistema de abastecimento da cidade passou a ser de responsabilidade do Grupo Águas BR, a mudança na tubulação propiciou a fluoretação da água de abastecimento da cidade. O que, para nós Dentistas, representa um percentual grande no índice de redução dos níveis de atividade de cárie.

Sabemos que a cárie é causada por um processo de desmineralização do esmalte, por meio de ácidos produzidos por bactérias. E, também, sabemos que o flúor é um agente eficaz e necessário para a estabilização desse processo!

O que poucas pessoas sabem é que, mesmo sem a utilização do flúor, consegue-se um sorriso como o da Duda! Vejam bem: Duda tem 5 anos. A fluoretação da água em Resende começou em 2008/2009. Logo, 2 anos Duda não teve flúor na água de abastecimento e isso não foi justificativa para o aparecimento de lesões cariosas.

Em comunidades carentes, onde o acesso ao dentifrício fluoretado e a rede de tratamento de água e esgoto praticamente não existem, o correto uso da escova dental, por si só, é capaz de realizar a higiene.

Lembro que na faculdade a professora da disciplina de Saúde Coletiva dizia: “A pasta, na verdade, é para dar um gostinho. Mas a presença dela não é indispensável para a remoção da placa bacteriana”.

O que é importante, por parte dos profissionais, é um correto sistema de Educação em Saúde, seja ele feito na rede pública de ensino, nas Unidades Públicas de Saúde, em escola e consultório privados! As corretas instruções devem ser dadas e constituem a parte mais importante do tratamento. Motivar o paciente na manutenção da saúde bucal é sucesso garantido, para ambos os lados, o nosso e o do paciente! Sai muito mais barato, em termos financeiros, um paciente que comparece para revisões periódicas para profilaxia e aplicação de flúor do que um paciente que apresenta um plano de tratamento que, além de educação em saúde, consta de reabilitações orais extensas!

Orientações sobre escovas, dentifrícios, uso de macromodelos, vídeos educativos e, agora na era da informática, aplicativos que permitam a visualização de uma boa higiene estão disponíveis para mostrarmos ao paciente o que deve ser feito! Não deixar de falar sobre enxaguatórios com e sem álcool, correto uso do fio! Um monte de coisa a ser abordada! Dá pra fazer um trabalho muito abrangende!

Vamos motivar! Vamos reforçar, positivamente, todos os pacientes que comparecerem ao nosso consultório com um sorriso ZERO!

Zero placa, zero cárie, zero trabalho pra gente!

Parabéns Duda!

E a mãe dela, antes mesmo que eu dissesse, adiantou: “Daqui 6 meses ela volta! Já vou agendar a consulta tá?”

Quem sorri nessa história toda, sou eu! =)

Compartilhe:

Comentários via Facebook