Dor de dente - Ninguém merece!

O motivo de escrever esse texto foi um post da empresa FGM no Twitter, a respeito de um produto que “previne a erosão” dentária.

Quando li, na hora perguntei: “Como?”

A resposta que recebi da empresa não me esclareceu e eu repliquei.

O que são lesões não cariosas?

São lesões onde há perda de estrutura dentária sem a ação de bactérias cariogênicas. São classificadas como erosão, abrasão e abfração. Essas lesões tem causas determinantes e, até hoje, não existem produtos específicos que impeçam a ocorrência delas. O que todas causam é: perda de estrutura sadia, seguida de reação de sensilibidade (uma vez que ocorre exposição dentinária e, mais uma vez falamos, da Teoria Hidrodinâmica, movimentação de fuidos, etc, etc, etc).

A erosão é causada por ingestão de medicamentos, alimentação ácida e distúrbios gástricos e/ou psicológicos (como a bulimia) que faz com que ácidos (sem ser os de origem bacteriana) resultem na perda dentária. É uma lesão rasa e ampla, sem definição de borda. Em caso de pacientes bulímicos, muito comum na face palatina dos dentes anteriores superiores.

Abrasão é uma perda causada por trauma de escovação. Uso incorreto de escovas, excesso de força, onde ocorre uma retração da gengiva e lesão rasa, polida, encontrada na região cervical vestibular dos elementos. Também associa-se ao tratamento periodontal, onde após a remoção do agente agressor, o posicionamento natural da gengiva se dá mais pra apical, favorecendo a exposição radicular.

Abfração está associada a microtrincas em esmalte oriundas forças excessivas de tração e compressão, contato prematuro e outras desordens oclusais. São lesões em forma de cunha, profundas e, geralmente, localizadas, não necessariamente acometendo vários elementos.

Todas as lesões citadas apresentam, em comum, o relato de sensibilidade do paciente. Agentes dessenssibilizantes, de uso em consultório ou caseiro e laserterapia não se mostram eficazes na grande maioria dos casos. Procedimentos restauradores são indicados, mas a escolha correta da técnica/produto pode diminuir o relato de dor pos operatória.

Os quadros clínicos possuem uma origem definida. Como não há substância que refaça o esmalte ou que impeça seu desgaste, não acredito em determinadas propagandas. Tratar o sintoma é diferente de interferir na etiologia da lesão.