Hoje também é dia de ser patriota! E como gaúcha bairrista que sou não poderia deixar de homenagear o meu estado que amo tanto, o Rio Grande do Sul!

Passando pela estação eólica de Osório, cartão postal do RS, com o inseparável chimarrão, símbolo da tradição gaúcha, companheiro de viagens.

O 20 de Setembro é a data máxima para os gaúchos. Neste dia celebram-se os ideais da Revolução Farroupilha, que tinha como objetivo propor melhores condições econômicas ao Rio Grande do Sul.

As causas para a revolução foram os altos impostos sobre o charque gaúcho, que o deixava pouco competitivo comparado ao charque proveniente do Uruguai e Argentina. Alguns estancieiros propuseram nova alíquota para o produto mas a resposta da Corte não foi nada satisfatória, e indignados com o descaso os gaúchos lutaram contra o Império.

Em 20 de Setembro de 1835, tropas lideradas por Bento Gonçalves marcharam para Porto Alegre, tomando a capital gaúcha e dando início à guerra. O governador Fernandes Braga fugiu para a cidade portuária de Rio Grande, que tornou-se a principal base do Império no estado.

Em 11 de Setembro de 1836, após alguns sucessos militares, Antônio de Souza Netto proclama a República Rio-Grandense, indicando Bento Gonçalves como presidente. O líder farrapo, no entanto, mal toma posse e, na Batalha da Ilha do Fanfa sofre uma grande derrota e é levado preso para o Rio de Janeiro, e logo em seguida para o Forte do Mar, em Salvador, de onde fugiria espetacularmente.

Após dez anos de batalhas, com Bento Gonçalves já afastado da liderança e com as tropas já muito desgastadas, os farrapos aceitam negociar a paz.  Em fevereiro do 1845 é então selada a paz em Poncho Verde, conduzida pelo general Luís Alves de Lima e Silva. Muitas das reivindicações dos gaúchos foram atendidas e a paz voltou a reinar no Brasil.

Enfim, é uma Revolução que não deu certo. Mesmo assim, é feriado “nacional” no sul do país, e foi a partir dela que se estabelece toda a identidade do povo gaúcho, com suas tradições e seus ideais de liberdade e igualdade. Hoje a cultura gaúcha é reverenciada não só no estado, mas no país e no mundo, através dos milhares de CTGs (Centro de Cultura Gaúcha) espalhadas por todos os cantos. E a cada 20 de Setembro, o gaúcho reafirma o orgulho de suas origens e o amor por sua terra. [fonte]

E pra homenagear esse dia da maneira odontológica adequada a que este blog rosa se propõe, achei um vídeo do dentista gaúcho macho.


Ou assista aqui: http://youtu.be/70uullTDIj8

Mazaaaah, vê se te mete com o gaudério!

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra!” 😉

#goDIVAS! GO! 

Compartilhe:

Comentários via Facebook