Uma palavra que mais parece piada, mas é verdade. Algodãofobia é o nome proposto para a fobia de bolas de algodão. Ou ROLETES de algodão!!

Roletes de algodão

Roletes de algodão

Medo de dentista, medo da broca, medo de agulha, medo da anestesia, de arrancar o dente, medo que doa… tudo isso nós vivenciamos no dia a dia do nosso trabalho, e estamos acostumados. O blog da boss Ana Tokus é o melhor do melhor do mundo pra essa fobia de dentista em geral. Mas de algodão

Eis que me aparece segunda-feira no PSF uma paciente nova. Ansiosa como as outras que há tempos não vão ao dentista. 31 anos. E um medo descomunal do inocente algodão do isolamento relativo. Foi preciso condicionar 3 vezes e quase desistir do reparo em resina do 46 pra conseguir um pouco de calma da paciente pra terminar meu trabalho. Ela ficava com a sensação de sufocamento e a língua não parava quieta, arruinava tudo! E ontem ela apareceu novamente pra fazer um reparo.

No exame clínico que realizei na segunda, ela precisava de restaurações no 28, 38 e 48, necessidade de endo no 36, reparo no 46 e uma pequena restauração no 15. Quando ela apareceu ontem me contou do dentista que cobrou R$1000,00 pra realizar a endo e a restauração, e eu concordei que o preço realmente era absurdo. Mas entendi o porquê depois do sufoco, e expliquei pra paciente que a facilidade em trabalhar na boca do paciente também faz parte da previsão de honorários do dentista. Falei ainda que ela precisa de ajuda profissional pra superar isso e assim poder terminar o tratamento comigo no PSF. Ou ainda, uma outra alternativa é buscar um profissional que possua isolamento absoluto já que o medo é apenas do algodão.

Quanto ao termo, brinquei com isso no twitter mas o nome é esse mesmo. E a definição que encontrei em um blog é a seguinte:

É tão terrível, que em algumas pessoas causam a elas ataques de pânico.  Existem pessoas que desde crianças não poderm tocá-las, e enquanto ficam mais velhas passam a desenvolver um medo tão extremo, que tem reações físicas apenas ao pensar nelas. Elas o evitam nas lojas e não permitem que entrem em suas casas. Muitas pessoas acham engraçado, mas quem sofre dessa fobia prefere ficar de pé no topo de um arranha-céu, cercada de aranhas e cobras do que ter que olhar para uma bola de algodão novamente.

Medo de bolas de algodão é uma das novas fobias que ainda tem que ser nomadas oficialmente. O nome proposto é simples: algodãofobia.

 

Agora, deixando um pouco de lado a seriedade do assunto, ouvir de uma paciente “Dotôra, vai precisar algodão?”  me fez sorrir 🙂 Ah se todos os nossos problemas de consultório fossem assim!

E tem famosos com fobia de algodão e escovar os dentes!! Veja aqui!

#goDIVAS! GO!

Compartilhe:

Comentários via Facebook