Recebi um e-mail interessante recentemente. Nele, um cidadão oferece o que você vê abaixo:
“Mailing de Odontologia 2012 com nova listagens do CIOSP… 25 arquivos de endereçamento completos (telefone, endereço, celular, especialidade, etc., com e-mail e mais de 67 mil dados de dentistas”. Fonte desses dados? Segundo o vendedor, APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas) e CFO (Conselho Federal de Odontologia).
Claro… só porque um cara que eu nunca vi na vida diz que os dados que ele tem são provenientes das citadas fontes, não quer dizer que isso seja verdade. Mas se eu recebi esse e-mail, de onde ele tirou o meu endereço? Ou seria tudo uma grande coincidência?
O fato é: sendo isso verdade ou não, nossos dados valem muito. Na era da informação, informação é tudo. E eu recebo ofertas de cursos de pós-graduação todo dia no meu e-mail e pelo correio também… aos montes. E quem os envia, claro, sabe que eu sou dentista. Muitas das instituições que o fazem eu nunca ouvi falar… ou seja: NÃO FUI EU que forneci meus dados. De onde elas tiram isso então? Seja como for, não me parece ser de forma lícita… porque eu NUNCA autorizei a divulgação dos meus dados.
Deixo o espaço aberto para que o CFO e a APCD se manifestem a respeito, se assim desejarem. A Diva Nina conversou com o presidente da APCD, Adriano Albano Forghieri, e ele informou que as devidas providências estão sendo tomadas, por meios legais.
infelizmente isso é um fato que esta ocorrendo muito, por falha das empresas e das instituições que não contratam empresas idôneas para cuidarem dos seus dados.
[…] Tem gente vendendo seus dados, dentista… –> OdontoDivas […]
Olha, eu não tenho como afirmar que a lista vem de entidades e conselhos, mas duvido que seja coincidência que minha namorada, advogada, que visitou o Congressão, receba e-mails da área da odontologia Alguém está vazando esta informação é isso deveria ser confidencial. Também recebi proposta recentemente, ia escrever sobre o assunto, mas tive outras coisas no momento e acabou passando batido. Um baita desrespeito que deveria ser punido criminalmente.
É amigas, olha eu aqui travêiz!
Ha mais de dois anos entrei em contato com a APCD questionando este fato.
Eu tbem recebi esta oferta na época, e fiquei indignada.
Segundo me responderam, os dados de cadastro são sigilosos, não são comercializados e nem disponibilizados para qquer outro órgão.
O email dizia que os dados eram referentes aos milhares de dentistas participantes do CIOSP (que é organizado e gerenciado pela APCD). Vc podia comprar um CD com todos os inscritos no congresso, que tinha um preço “X” ou somente com os dados de dentistas, por um preço “Y”.
A entidade ficou de analisar o caso e tomar providências, se cabíveis (!).
Parece que não cabiam 🙁