Certeza que você já ouviu algum paciente ansioso se perguntando: o homem já foi até pra Lua e ninguém inventou ainda um motorzinho de dentista que não faça barulho? Então… já. Eu já tinha visto a escova de plasma, o laser de érbio e o fone de ouvido que anula a frequência do som da alta rotação. Mas a solução abaixo é genuinamente brasileira. Conheçam a ponta ultrassônica diamantada:
A tecnologia é 100% nacional e foi desenvolvida por técnicos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos. Parece-me uma solução bem simples. Dizem que a tecnologia é a mesma usada para na perfuração do pré-sal. Mas taí uma informação que eu não acho que vai acalmar pacientes medrosos… 😉
Equipes da Faculdade de Odontologia de Bauru já estão usando a tecnologia para tratar de crianças carentes em Rondônia. Se algum colega aí conhece ou já experimentou o novo equipamento, por favor nos dê o seu parecer. Funciona para qualquer tipo de preparo? Desgasta o tecido dentário de forma rápida?
De qualquer forma, o barulho do aparelho de ultrassom não é assim tão agradável, né?! 😉
Eu comprei no CIOSP deste ano. Já removi amálgama e resina, mas confesso que com a alta é mais rápido, pois quando chega em tecido cariado (dentina amolecida, especificamente) ele não faz efeito, pois ele é feito para superfícies duras. Ele serve sim pra preparos protéticos (tem pontas específicas), além de remoção de cálculos, osteotomias, ativação de substância irrigadora em endo, para acesso em endo (quando se tem o risco de perfuração enquanto acha os canais)… já utilizei algumas dessas funções… mas como meu público não paga o preço que vale, uso pouco, ainda! só não é muito estético, aparelhagem simples, cheio de fios … mas é bom sim! mas como o colega falou aí em cima, às vezes é lentooo :p
Obrigada pelas informações, Polyana! Eu vi esse seu comentário no Facebook e fiquei pensando: “Bem que ela poderia comentar lá no blog…” 😀 Abraço!
Essas pontas já existem há algum tempo no mercado brasileiro.
São muito úteis em diversas áreas, e posso citar, mesmo não as usando ainda, em endodontia (minha área), para remoção de tecidos calcificados que permitem um correto acesso e visualização dos canais radiculares. Entretanto o preço dos insertos originais é um tanto salgado.
Indico para visualização o site do Chico Trinks, que trabalha no desenvolvimento destes, bem como adaptadores para usar em diversos ultrasons por preços bem mais acessíveis.
http://www.dentaltrinks.com.br/index.php
Espero que seja útil. Abs, @_educosta
Obrigada Eduardo, com certeza suas informações são muito úteis sim! Veleu pela visita e pelo comentário. Abraço!
Olá querida,
Uma colega Odontopediatra comprou há uns 5anos.
Segundo ela funciona bem em casos específicos.
Não dá pra remover amálgama e o corte é muito lento. Se vc tem cárie sob esmalte, por exemplo, demora muito pra acessar e a consulta fica improdutiva. Funciona bem com crianças e em lesões de fácil acesso.
A resposta dolorosa é menor, mas por vezes necessita anestesia.
O kit de adaptação não serve em todas as marcas de ultrassom, ou pelo menos não servia.
Essas informações podem estar um pouco desatualizadas, e a evolução pode já ter melhorado o produto, que chama CVDentus (o que eu conheço), não sei se é o mesmo do vídeo.
O preço do kit tbem era um pouco salgado.
Bjo
Obrigadíssima pelas informações, Celia! 🙂