Certeza que você já ouviu algum paciente ansioso se perguntando: o homem já foi até pra Lua e ninguém inventou ainda um motorzinho de dentista que não faça barulho? Então… já. Eu já tinha visto a escova de plasma, o laser de érbio e o fone de ouvido que anula a frequência do som da alta rotação. Mas a solução abaixo é genuinamente brasileira. Conheçam a ponta ultrassônica diamantada:

 

A tecnologia é 100% nacional e foi desenvolvida por técnicos do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos. Parece-me uma solução bem simples. Dizem que a tecnologia é a mesma usada para na perfuração do pré-sal. Mas taí uma informação que eu não acho que vai acalmar pacientes medrosos… 😉

Equipes da Faculdade de Odontologia de Bauru já estão usando a tecnologia para tratar de crianças carentes em Rondônia. Se algum colega aí conhece ou já experimentou o novo equipamento, por favor nos dê o seu parecer. Funciona para qualquer tipo de preparo? Desgasta o tecido dentário de forma rápida?

De qualquer forma, o barulho do aparelho de ultrassom não é assim tão agradável, né?! 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook