Estou bem contente com a ortodontia. Não pensei que pudesse gostar TANTO de uma especialização que comecei apenas pra manter vivo meu consultório, já que a menina dos olhos na minha odontologia é a Odontopediatria, englobando a saúde da gestante.

É muito comum quando entramos na odontologia começarmos a mudar o nosso sorriso. Teve a onda do piercing dental, mas o que todo dentista faz ou já fez é clareamento. E começamos na faculdade mesmo, mexendo nesses detalhes conforme nosso aprendizado odontológico aumenta.

Enfim, eu nunca colei o tal piercing no meu incisivo lateral. O meu 22 é levemente tortinho. E também nunca troquei meus 4 amálgamas da infância no primeiro molar permanente. Mas meus dentes são clareados.

Quando entrei na ortodontia, uma das primeiras coisas que fiz foi a minha documentação ortodôntica. Tracei todos as análises cefalométricas aprendidas até então à mão e fui detectando eu mesma o meu problema – confirmado pela minha professora e amiga. Sou braqui severo, e uma Classe III muito bem compensada. Tinha ainda os 4 sisos pra extrair (que me dopei com Dormonid e tirei os 4 juntos numa das idéias mais infelizes da minha vida).

Enfim, no último módulo da especialização, safirei. Ganhei um sorriso de safira. Implorei pros meus colegas de turma, pra alguém montar o aparelho em mim. Dentista quase nunca tem tempo ou vontade de atender dentista pois sabe como é. E eu aqui… coloquei os separadores na véspera, aí só aguentei bandar e montar o aparelho superior.

Sorriso de Safira!

Sorriso de Safira!

Acho o aparelho dentário estético mais bonito, pois fica discreto. Antes só sendo dentista pra notar o meu 22 fora da arcada, meu sorriso em geral era bonito. Mas com o fio colocado deu pra perceber a curva que ele faz no meu sorriso, e orto precisa ter um sorriso perfeito, assim como nutricionista não pode ser gorda (penso eu!).

Esses dias tive uma conversa com o Paulão no Twitter sobre aparelho. Todo dentista que começa especialização (ou a grande maioria) coloca aparelho. Começa a notar uma Curva de Spee acentuada ou uma série de contatos prematuros que não valem a pena desgastar, ou ainda pequenas correções, pois muitos de nós usamos aparelho na adolescência e continuamos crescendo depois sem acompanhamento do especialista (meu caso). Será que é assim com quem faz dentística, que quer melhorar o visual do sorriso com as lentes de contato? Ou é assim também com o dentista que começa a buco maxilo, será que passa por cirurgia ortognática? Já soube de ambos casos, mas alguém aí tem mais alguma história pra relatar?

Vou usar aparelho por uns 2 anos. Até terminar a especialização termina meu tratamento. Mas calma, isso tudo não é só pro dente 22, vou aproveitar e expandir um pouco o sorriso. E ao mesmo tempo ser o seminário da minha colega, que agora é a minha ortodontista.

Uma coisa muito importante a se considerar antes de sair colocando aparelho por aí: é necessário ter um ortodontista antes de ter um aparelho na boca. Não é todo mundo que precisa ou que pode colocar aparelho logo de cara, existem outros tipos de tratamentos dentários, ortopédicos ou cirúrgicos que se fazem necessário em alguns casos, por isso a importância de um profissional qualificado para a correta prescrição e acompanhamento.

#goDIVAS! GO

Compartilhe:

Comentários via Facebook