O IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) publicou um artigo em seu site que demonstra o impacto da criação da Rede Unna no atendimento dos pacientes. Pra variar, no cabo de guerra entre os dentistas e a nova operadora, quem está dando de cara na lama é o consumidor. Após a união dos nove convênios (OdontoPrev, Bradesco Dental, Sepao, Prontodente, Rede Dental, Biodent, Care Plus Dental, Dentalcorp e OdontoServ) sob a mesma sigla, as queixas de descredenciamento e demora no atendimento só crescem.
Já era de se esperar, não é mesmo?! A classe odontológica, tão famosa e auto-criticada por ser desunida, finalmente acordou. Diariamente vejo colegas e mais colegas contando aqui e em outros blogs que finalmente deixaram de atender certos convênios que consideram o dentista não um parceiro… mas mão de obra. E barata.
Com o número crescente de descredenciamentos (embora a Rede Unna jure de pé juntos que o número de dentistas credenciados cresce exponencialmente) os pacientes estão tendo dificuldade de encontrar um profissional que os atenda. Já os pacientes que estavam em tratamento antes da mega-fusão, têm sofrido com o descredenciamento dos seus dentistas. E a promessa era de que nada iria mudar, nem as carteirinhas…
O grande motivo de tantas baixas na rede credenciada é a tabela de honorários risível que a Rede Unna oferece. No artigo citado, a operadora diz que o profissional tem a opção de não fazer a migração e ficar sob o regime do contrato até então vigente, mantendo inclusive a tabela de preços já existente. Porém, isso não é verdade. Muitos colegas relataram que as opções disponíveis são: credencie-se (com um novo contrato) ou tchau.
Ainda, a operadora salienta que a nova tabela de preços beneficiará os dentistas, pois a maioria dos procedimentos registrou aumento, em alguns casos superiores a 50%, o que compensa possíveis perdas em função dos tratamentos que sofreram redução. Além de terem a possibilidade de atender a pacientes de todas as empresas e de ter a reposição parcial de materiais de consumo gratuitamente. GENTE, ONDE É QUE EU ME CREDENCIO??? Ou seja: os dentistas recebem mais, têm mais pacientes para atender, ganham uns presentinhos e, mesmo assim, estão todos indo embora? Não precisa ser nenhum ~~JÊNIO~~ pra entender a equação… procedimentos mais baratos que um saco de pipoca não prestigiam nem remuneram nenhum dentista à altura!
Enfim, procedimentos que não são autorizados ou que demoram meses para serem liberados, profissionais em falta, tratamentos interrompidos… a bomba estourou na mão do paciente. A resolução normativa 259 diz que o tempo máximo de atendimento na área de Odontologia é de sete dias úteis. Se o consumidor não conseguir marcar uma consulta ou liberar um tratamento nesse período, deve denunciar à ANS através do seu site ou pelo 0800 701 9656. Caros pacientes: RECLAMEM aos órgãos competentes! Vocês estão pagando por um benefício e têm direito de recebê-lo. Nós dentistas estamos do lado de vocês!
Fontes: IDEC e Dentista Sincero (imagem)
Veja também:
OdontoPrev: A Odontologia Que Dá Dinheiro aos Empresários
Paralisação em Protesto à Rede Unna
Carta do Sindicato dos Dentistas do RJ
Rede Unna: CDs gaúchos resolver paralisar por tempo indeterminado!
Em Porto Alegre: mobilização contra a Rede Unna
SOU DENTISTA ,ERA CREDENCIADA DE ALGUNS CONVÊNIOS .QUANDO HOUVE ESSA FUSÃO DE EMPRESAS, PRA MIM FOI O FIM.UM DESCASO E UMA FALTA DE RESPEITO PARA COM OS PROFISSIONAIS. EU ME RECUSEI A MIGRAR PARA ESSA “REDE UNA”.
NÓS DENTISTAS TEMOS QUE NOS UNIR ,EXIGIR RESPEITO DESSES EMPRESÁRIOS DONOS DE PLANOS DE SAÚDE QUE EXPLORAM OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE..
ADOREIIIIIII A figura! diz tudo!
PARABÉNS A TODOS NÓS….DAVID VENCEU O GOLIAS!
Seria muito bom conseguisse mostrar o link do artigo do idec……
já compartilhei em vários locais……..
O link é esse aqui Paulo, está na fonte (no fim do texto): http://www.idec.org.br/em-acao/noticia-consumidor/planos-odontologicos-o-problema-da-vez (de qualquer forma linkei de novo lá no início pra não ficar escondido).