Imagine se existisse um açúcar que não engordasse, pudesse ser usado por diabéticos e, principalmente, não provocasse cáries…

E não é que existe?! O nome dele é  FOS, sigla para fruto-oligossacarídeos. Sua fabricação em escala industrial está sendo estudada e desenvolvida por uma pesquisadora da Universidade de Campinas (Unicamp).

O FOS não engorda porque sua molécula é muito grande para ser quebrada pelo organismo. Ele é absorvido apenas pelos micro-organismos que vivem na parte final do intestino, daí seu papel probiótico. Ao ingerirem o açúcar, esses organismos crescem e ajudam no tratamento de algumas enfermidades, como problemas de absorção de cálcio, diabetes e câncer. Por causa do seu tamanho, o FOS também não consegue ser metabolizado pelos organismos que ficam alojados na boca e que causam a cárie. Bingo!

Esse não dá cárie!

O novo açúcar não é tão novo assim, sendo já conhecido e consumido nos países do hemisfério norte, inclusive em produtos voltados para diabéticos. No Brasil é possível encontrar alguns produtos que usam o FOS, mas a sua democratização esbarra, pra variar, nos custos. Por exemplo,o preço de uma lata de leite em pó com FOS varia entre R$ 20,00 reais e R$ 40,00. Por isso é tão importante nacionalizar a produção… isso diminuiria o custo de fabricação e, consequentemente, o preço de venda.

De acordo com a autora do estudo, Elizama Aguiar de Oliveira da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, “… não existe contraindicação, o único cuidado é evitar o exagero no consumo, que pode causar cólicas e diarreias”. O ideal seria um consumo máximo de 6 a 10 gramas do FOS por dia, dependendo da pessoa.

Fonte: Veja Online

Compartilhe:

Comentários via Facebook