Cerca de 8 mil pacientes de um dentista de Denver (EUA) estão sendo contactados e alertados pelo Departamento de Saúde Pública do Colorado a realizarem testes para HIV e hepatite, já que o ~~colega~~ aí da foto está sendo acusado de reutilizar agulhas em procedimentos durante mais de uma década.
Stephen Stein parece ter reutilizado agulhas em vários pacientes entre setembro de 1999 e junho de 2011 (ocasião em que a sua clínica foi fechada). Dessa forma, ele pode ter contaminado seus pacientes com os vírus do HIV, hepatite B ou C, além de uma série de outras doenças transmitidas pelo sangue.
Segundo o departamento, “… as agulhas foram utilizadas repetidamente, muitas vezes. Como pode haver uma pequena quantidade de sangue que permanece nas seringas após uma injeção, existe risco de propagação de vírus pelo sangue”.
Bom, por aqui a gente usa carpules e tubetes anestésicos, e não seringas (mas essa informação pode ter sido apenas mal traduzida pela agência de notícias)… mas agulha contaminada é agulha contaminada. Considerando que uma caixa de agulhas gengivais custa aqui no Brasil entre R$ 15,00 e R$ 30,00… vá ser pão duro e negligente lá nos States, hein Dr. Stein? O.o
Quando me formei-isso em 1984- tinha dentista que reutilizava agulha.Na capinha plástica colocava o nome do paciente pra usar em uma próxima consulta.No último semestre da faculdade fui voluntária em uma igreja e pasmen nas gavetas um monte de agulhas que foram utilizadas e estavam identificadas esperando a próxima consulta.É claro que tudo foi pro lixo.
Adelaide não tenho mais seu contato aqui em Bauru. Por gentileza pode me informar. Grata