Algo importante e fundamental pro bom andamento do nosso trabalho. Mas e aí, quem faz?

Procurando na internet não encontrei nenhum blog falando sobre isso ainda e de maneira informal. Encontrei os mais diversos artigos científicos sobre o assunto principalmente na área da Saúde Pública, quem quiser é só colocar no google. Aqui vou falar de maneira bem informal sobre como acontece no meu consultório. Talvez eu dê a devida importância pra isso justamente por causa da minha formação sanitarista…

Costumo encaminhar meus pacientes com uma cartinha, assim fui ensinada na faculdade:

Encaminhamento

Encaminhamento

Não custa sermos cordiais com nossos colegas. Eis que em quase 6 anos de vida profissional, só recebi DUAS contra-referências de colegas a que encaminhei pacientes. Nesse caso da foto, a contra-referência veio assim:

 

Contra-referência

Contra-referência

Esse bom relacionamento é decisivo pra mim na escolha de profissionais a indicar. Foi a primeira contra-referência que recebi, no ano passado. Encaminhei a paciente a um buco maxilo pois era um dente que eu como aperfeiçoada em cirurgia não tinha competência pra tirar, e sim um especialista. É importante reconhecermos nossos limites profissionais, o paciente reconhece isso. Vale a pena divulgar o profissional.
A segunda contra-referencia recebi há duas semanas, pra um caso de endodontia.

Contra-referência e referência

Contra-referência e referência

Indiquei a paciente a um colega e ela acabou indo em outro, e gostei muito da contra-referência dele. Sempre que encaminhamos um paciente é difícil a gente saber com o que o colega fechou o dente. Eu aprendi que deveria ser com ionômero de vidro, mas quando eu trabalhava no SUS recebia pacientes com obturador temporário, e tinha que adivinhar. Torna-se muito mais fácil seguir com o trabalho assim.

Ao colega que encaminha o paciente, não custa ser cordial no encaminhamento. Ao profissional especialista que realizou o procedimento, esta é uma boa maneira de receber novos encaminhamentos.

Não sei como funciona nos outros estados ou o que outras faculdades de odontologia ensinam, mas aqui no sul o sistema de referência e contra-referência funciona bem meia boca para a odontologia. Na área médica e enfermagem sei que um profissional não consegue trabalhar bem se não deixar tudo por escrito.

Outra coisa que é importante salientar, principalmente pra quem trabalha no SUS ou em clínicas com rotatividade profissional, escrevam por extenso os procedimentos realizados nos pacientes. Faculdades diferentes utilizam abreviações diferentes para procedimentos, fica difícil adivinhar o que um colega que não estudou na ULBRA junto comigo quer dizer quando escreve tudo por siglas. Lá na ULBRA me ensinaram assim: tudo por extenso, por mais que leve tempo. Assim todo mundo sabe o que foi realizado anteriormente.

E aí, quem vai contra-referenciar de agora em diante? Fica a dica 😉

#goDIVAS! GO!

Compartilhe:

Comentários via Facebook