Olá, quanto tempo! Aposto que estavam morrendo de saudades de mim hehehe

Como alguns leitores sabem, dei uma sumida em função da reforma do meu consultório. Pessoal, não é fácil lidar com isso. Então resolvi fazer alguns posts sobre isso e a vivência da reforma, coisas que se eu talvez soubesse antes teriam me preparado melhor pra ficar sem trabalhar e pra lidar com todas as funções que uma reforma gera.

Reforma é sempre pior do que abrir uma coisa nova. Quando você está abrindo um consultório você se preocupa em deixar tudo funcional e bonito, mas tem tempo pra isso. Na reforma você fica sem trabalhar e com a pressão dos pacientes querendo marcar horário, parece que eles surgem aos montes. E quando você marca o  paciente e precisa remarcar porque ainda não está pronto? E quando remarca mais de 3 vezes? Enfim, eu finalmente voltei a atender depois de quase 2 meses sem trabalhar. Tô acampada mas tudo funciona.

Mas vamos lá… vai reformar? Confere as dicas:

Esse é o primeiro projeto que minha arquiteta me apresentou. O consultório tá quase assim ;)

Esse é o primeiro projeto que minha arquiteta me apresentou. O consultório tá quase assim 😉

1º Contrate um bom arquiteto. O arquiteto deve fazer o projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico, acompanhar a obra e contratar os “tucos” pra que tudo ocorra bem. Tem que organizar um cronograma da obra pois pra nós tempo é dinheiro, ter voz ativa pra mandar fazer de novo se não ficou bem feito e tem que ser bravo o suficiente pra fazer com que todo mundo trabalhe no tempo estabelecido.

2º Converse com a assistência técnica do seu equipamento. O técnico vai ter que desmontar tudo e orientar o encanador e eletricista sobre como deve ser a parte elétrica e hidráulica da cadeira. Vale principalmente se você vai ocultar os canos sob o piso.

3º Avise seus pacientes que vai reformar. Comece a avisar os pacientes pelo menos um mês antes do início da obra. Vai gerar transtornos, portanto procure deixar todos os seus tratamentos finalizados. E não esqueça de colocar o telefone no “Siga-me”, eles vão ligar.

4º Tenha um consultório como “estepe”. Converse com algum colega sobre a possibilidade de trabalhar alguns períodos no consultório dele, ou apenas em casos de emergência. No meu caso, eu tenho pacientes de orto que preciso ver todo mês, então organizei uma semana em que  pudesse ver todos no consultório da cooperativa que faço parte. Se não conseguir isso, alugue o consultório de alguém, o mais importante é não deixar os pacientes desassistidos se não quiser perdê-los.

5º Esteja  pronto pra imprevistos! A minha obra tinha previsão de durar um mês, e até ficar tudo em perfeito estado vai levar dois meses e meio. Tudo acaba demorando. Então, se você planejou gastar 20 mil esteja pronto pra poder gastar 35-40 mil, sempre há gastos que não aparecem na hora do projeto. Pode ser um problema no encanamento que vaza na sala de baixo, pode ser a tubulação do ar condicionado que precisou mudar de direção, pode ser uma parede pintada que você optou por colar tecido, pode ser a quantidade de luminárias que na horá prática precisou colocar mais, enfim… podem ser várias coisas. Esteja pronto pra tudo que você planejou levar ou custar o dobro sempre.

6º Esteja pronto pro stress. Sim, por mais que a arquiteta combine as coisas com os “tucos” você também vai acabar dando esporro bronca neles. Infelizmente a mão de obra no nosso país é cara e difícil ser eficiente, e infelizmente a coisa não anda se você for bonzinho. Na base do esporro grito a coisa anda nos trilhos, e com certeza você vai se envolver.

Meu lindo consultório... completamente destruído.

Meu lindo consultório… completamente destruído.

Haverão mais posts sobre isso aqui no blog rosa. Tem muitas particularidades que nós como dentistas estamos por fora, e depois de uma reforma começamos a ver diferente.

#goDIVAS! GO!

Compartilhe:

Comentários via Facebook