Há uma mobilização da Odontologia para a cobrança de consulta inicial. É só prestar atenção nas redes sociais pra ver que nós estamos procurando valorizar nosso trabalho.
Muitos dentistas não sabem quanto cobrar nem como cobrar. Mas todo seu conhecimento, equipamento, secretária e estrutura física, geram um custo né?
O ruim disso é a ignorância das pessoas.
Vou explicar o motivo desse post.
Ontem atendi uma paciente particular. Era a primeira consulta dela e, ao entrar no consultório, informei o valor da consulta. Ela aceitou, deitou na minha cadeira e eu fiz a avaliação.
Na saída, abriu a carteira e perguntou se eu aceitava cartão. No consultório que eu estava, não temos a bendita maquininha. Ela disse: “Vou ao banco aqui perto e já trago o dinheiro pra você!”. Eu concordei e tudo bem.
Por favor, me respondam: ELA PASSOU NO CONSULTÓRIO DE ALGUM DE VOCÊS? Porque no meu ela não voltou.
No final do dia a secretária entrou em contato e o celular sempre desligado. Ok. No dia seguinte, hoje, por acaso, a gente retorna.
Quem ligou fui eu. Liguei no celular, deu 2 toques e desligou. Liguei no número fixo. O marido, ou sei lá quem, atendeu.
_ Bom dia Sr! Aqui é a Dra. Juliana, dentista da sua esposa. Ela está?
_ Já sei porque você está ligando. É sobre o pagamento da olhadinha que você deu nela ontem né?
_ Sim.
(O termo olhadinha já me deixou irritada).
Daí em diante eu só ouvi abobrinhas. O senhor disse que era um absurdo dentista cobrar consulta, que ele nunca viu aquilo na vida.
Eu, muito gentilmente, SQN, respondi a ele que se fosse uma “olhadinha” eu dava num buteco qualquer. Uma avaliação clínica tinha SIM o seu preço: meu conhecimento não é de graça, meu material e estrutura tem um custo e a paciente foi informada, ANTES DE DEITAR NA MINHA CADEIRA, sobre o valor da consulta. Ainda o questionei, dizendo que ninguém reclama quando tem que pagar uma consulta para um médico.
Ele rebateu, dizendo que ele faz inúmeros orçamentos e não cobra nenhum.
Eu retruquei: “O Senhor não cobra, mas deveria. Pra avaliar o senhor precisa saber e isso não é de graça.”
Ele continuou: “A Sra pode ficar despreocupada que não vamos dar calote por pouco.”
AÍ MEU SANGUE ESCORREU PELOS OLHOS!
Se o valor é tão insignifcante para eles, POR QUE ENCHER O MEU SACO? POR QUE FICAR CHORANDO AS PITANGAS?
Até taquicardia me deu.
Um desaforo o paciente se comportar assim.
No começo é difícil cobrar pela consulta inicial. Mas depois os pacientes se acostumam com isso. Eu, ainda, não estou podendo fazer caridade e, para atendimento gratuito, temos o SUS disponível para qualquer cidadão brasileiro.
Colega, COBRE PELO SEU TRABALHO. Não tenha medo.
Vamos mudar esse pensamento ignorante dos pacientes de que nosso trabalho é como o do relógio de parede.
Mais colegas falaram sobre! Dá uma lida!
Olha comigo esses dias aconteceu coisa parecida…é muito irritante isso….o paciente ligou e marcou para extrair um dente, qdo veio na consulta fiz a extração e ele pagou no cartão de crédito… disse que iria fazer uma avaliação completa no dia em que viesse para tirar os pontos, mas não apareceu…um mês depois ele voltou e falou que os pontos tinham caído (tipo graças a Deus que estava tudo certo, já pensou se ele tivesse tido algum problema, não entendo pq alguns pacientes não voltam para avaliação da extração e remoção de sutura!) daí ele me disse que tinha um dente que estava “mole”, então falei o valor da radiografia que seria necessária para um diagnóstico mais preciso, ele disse que não havia levado dinheiro e se eu aceitava um tal cartão que infelizmente não passava na minha maquininha pq até tentamos, daí como ele já havia passado antes e eu já “conhecia” ele falei que tudo bem e que ele poderia acertar no dia em que marcamos para o início do tratamento que eu havia avaliado, só que ele não apareceu, não consigo falar com ele e já fazem duas semanas…acho que ele não vai me pagar…eu acho isso horrível…ahhh na radiografia dava pra ver que era apenas uma mobilidade temporária, não havia perda óssea significativa, ou seja ele ficou tranquilo e fds todo mundo!
Simples,
Na maioria dos lugares, vc paga antes não é mesmo? se não… nem olha pra cara do profissional não é mesmo?
Deixe que sua secretária faça isso, e pronto.