A Anvisa vai colocar em discussão uma proposta para clareadores dentais sejam vendidos somente com prescrição do dentista. A proposta de consulta pública foi aprovada pela Diretoria Colegiada da Anvisa e será aberta para contribuições nos próximos dias. O objetivo é evitar os riscos pelo uso indevido e sem orientação profissional de clareadores em concentrações altas.
A proposta atinge os produtos com as substâncias peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida em concentrações superiores a 3% (esses 3% correspondem à água oxigenada comum que se compra em qualquer farmácia). Os clareadores terão que exibir o aviso com tarja vermelha “Venda Sob Prescrição Odontológica”. Com o novo enquadramento a propaganda deste tipo de produto ficará proibida, ficando restrita apenas aos veículos especializados.
A restrição da venda já havia sido proposta pelos Conselhos de Odontologia e pelo Ministério Público Federal, preocupados com o impacto do uso deste produto por pessoas leigas.
>>> Leia na íntegra a proposta de consulta pública <<<
>>> Participe da consulta pública! <<<
O DicasOdonto falou sobre isso aqui
Fonte: Anvisa
[…] proibiu a venda de clareadores dentais sem prescrição de dentistas. A medida atende a um pedido do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (Crosp), feito ainda em 2011, motivado […]