Você sabia que 1 em cada 4 pessoas acha que usar aparelhos como escovas elétricas e irrigadores orais é coisa de gente preguiçosa? Você é essa pessoa? Então eu vou fazer você mudar de ideia. 🙂

Todo dentista sabe da importância da higiene bucal e da íntima relação desse hábito com a saúde. Nosso desafio diário é fazer as pessoas entenderem isso, que higiene pessoal não é responsabilidade do dentista e que quem pratica uma higiene bucal adequada – salvo em casos muito específicos, como acidentes, etc. – só precisa do dentista como supervisor. Cáries podem ser evitadas, tratamentos de canal podem ser evitados… e a “mágica” se chama higiene.

Fato: a maioria das pessoas não sabe escovar os dentes… o que digo sem medo algum de estar exagerando. Pelo menos, minha experiência no consultório demonstra isso. Escovar os dentes e usar o fio dental não é algo fácil, requer disciplina, requer técnica, requer instrução. Muita gente tem vergonha de pedir orientação em higiene bucal ao dentista, justamente porque tem-se a noção de que escovar os dentes é algo que qualquer um sabe fazer – não é, como já deixei claro –  e que os produtos de higiene bucal disponíveis no mercado – escovas, pastas, enxaguantes bucais – são milagrosos e resolvem quase tudo sozinhos. Gente, isso se chama marketing, e marketing não remove placa bacteriana (aquela camada áspera que fica sobre os dentes depois que a gente come). Quem remove a placa bacteriana é VOCÊ.

Ok… e se houvesse algo que facilitasse muito o seu trabalho de remover a placa bacteriana? Eu sou a favor de qualquer tecnologia nesse sentido… e é aí que entram as escovas elétricas e os irrigadores orais. E hoje eu quero falar especificamente do JetPik, que pode desempenhar as duas funções.

JetPik

Vocês não vão acreditar, mas eu, dentista, nunca havia usado um aparelho desse tipo. E nunca usei porque, pra mim, nunca foi uma necessidade. Mas confesso que depois que comecei a usar o JetPik, mudei de opinião. É impressionante como a tarefa de remover a placa bacteriana – que é todo o objetivo de se escovar os dentes e usar o fio dental – fica muito mais fácil! Vou contar minha experiência pra vocês.

O uso é bem intuitivo. Num primeiro momento, a quantidade de dispositivos que vêm dentro da embalagem assusta um pouco, dá aquela sensação de não saber por onde começar. Mas é facil, acredite… basta uma leitura do guia rápido de uso – o que leva uns 2 minutinhos – e pronto. O modelo que eu tenho conta com a escova e com o bico irrigador, então pude ter uma experiência mais completa. A escova – obviamente – faz a escovação, em modo vibratório, enquanto o bico irrigador faz a limpeza entre os dentes através de um potente jato d’água, que direciona o fio dental. Dentro do bico irrigador há uma cápsula contendo fio dental, então a água faz com que um pedaço suficiente do fio seja colocado pra fora do bico pra fazer a limpeza entre os dentes. Você vai entender isso direitinho no vídeo. 🙂

Dá pra usar fora de casa? Dá! O aparelho é portátil e pode ser acondicionado em um estojo pra viagem, super prático! Dá pra levar para o trabalho, por exemplo.

Na minha opinião, o JetPik é um auxílio imenso pra pacientes com implantes, próteses fixas e aparelhos ortodônticos. A limpeza fica muito facilitada, dispensando aquele “arsenal” de escovas, passa-fio, e etc.. Ainda, vejo como um recurso essencial pra pessoas com problemas de coordenação motora e/ou impossibilidade de usar ambas as mãos na higienização bucal, como amputados, pessoas com sequelas de derrames e, o mais simples, alguém que quebrou um braço e está temporariamente com dificuldades, por exemplo. Você não tem nenhum desses problemas, como eu? O JetPik é excelente pra você também!

Enfim: vale a pena, vale o investimento. O JetPik cumpre fielmente o que promete: remover por completo a placa bacteriana. Sua saúde agradece, seu dentista vai elogiar você na próxima consulta e sua vida vai ficar muito mais fácil. Eu uso e recomendo.

Mais informações no site –> JetPik

Compartilhe:

Comentários via Facebook