Confesso que eu gostaria de não ter que escrever sobre isso, afinal de contas, pra mim é algo óbvio: quando a gente trabalha, merece receber por isso. Se você é médico, se você é engenheiro, se você é professor, se você é contador… você certamente não trabalha de graça. Mas por ironia do destino, se você é dentista, o “senso comum” acha que você tem que dispor do seu tempo e conhecimento sem receber por isso, o que o leigo chama de “orçamento”. Houve uma época em que o termo cabia, eu arranco 12 dentes e você me paga X vezes 12. Mas ó, faz tempo… a Odontologia melhorou muito desde então, tratamento não é mais sinônimo de exodontia e não basta mais se formar cirurgião-dentista… é preciso estudar para o resto da vida. Formação não se obtém com ~orçamento grátis~, e o próprio Código de Ética Odontológica condena a não- cobrança de consulta (Art. 20, I) quando diz ser infração ética “oferecer serviços gratuitos a quem possa remunerá-los adequadamente”.
Estava eu no Facebook, quando me deparei com a publicação do colega Carlos Eduardo Ribeiro da Silva, a qual transcrevo abaixo:
Eu acho JUSTÍSSIMO, Carlos! E parabenizo você por não fazer nenhum tipo de acordo, se mantendo firme em sua posição, isso demonstra que você se valoriza e valoriza a profissão que escolheu. Que fique o exemplo, não temos que ter medo de processo quando estamos do lado certo! Veja parte da decisão:
E fica aí a jurisprudência. Guardem o link deste post. 😉
como podem cobrar pelo orçamento??
Se nao gosto da soluçao?
Se nao gosto do tramento?
Se nao acho preço justo?
Como vou poder comparar os serviços e qualidade?
Viro refem…
Podem cobrar, sim. Não quer pagar? Procure quem não cobra avaliação.
Se não gosta da solução? Faça em outro lugar.
Se não gosta do tratamento? Faça em outro lugar.
Se não acho o preço justo? Faça em outro lugar.
Não se compara serviços e QUALIDADE usando como critério “preço”. Só se compara PREÇOS usando o critério “preço”.
Cobrar consulta? Ok! Mas 680 reais? Que absurdo. Se fosse na minha cidade essa clínica já teria nascido falida! Que roubo! Quase um salário mínimo em duas consultas!
Não acho que esse valor se refira apenas à consulta, Danielle… a história não está bem clara, creio que se referem a exames realizados pra se fazer o plano de tratamento. Mas não sei, só acho. E, além disso, se a pessoa acha caro, sempre pode procurar outro profissional. O combinado não é caro.
Medico deveria cobrar pelo tratamento e advogado pela consulta
Mas isso já não acontece, Thiago? Nunca fui num médico ou advogado que não me cobrou nada…