Gaten Matarazzo, o Dustin de Stranger Things, é um dos atores mais queridos pelos brasileiros fãs da série. Ele nasceu com uma síndrome chamada displasia cleidocraniana, e chama a atenção o seu sorriso “banguela”. Não, não é “maquiagem” nem computação gráfica, Dustin não tem dentes porque Gaten nasceu sem eles (ou a irrupção deles está atrasada, depende do caso).

A displasia cleidocraniana (DCC) é uma doença genética causada por uma alteração no gene CBFA1, presente no cromossomo 6p21. Este gene controla a diferenciação de células precursoras em osteoblastos, sendo essencial para a formação do tecido ósseo, tanto endocondral quanto membranoso, podendo estar, na displasia cleidocraniana, relacionado com o retardo na ossificação do crânio, pélvis e extremidades.

Dustin (Gaten Matarazzo)

As principais manifestações da doença são aplasia ou hipoplasia clavicular (Dustin até mostra a sua capacidade de encostar os ombros para uns meninos do colégio numa cena), aumento exagerado do diâmetro transverso do crânio, com retardo no fechamento das suturas e fontanelas, hipodesenvolvimento do terço médio da face, falha na erupção dos dentes permanentes (eis a razão dele não ter alguns dentes), presença de dentes supranumerários e uma variedade de outras desordens esqueléticas.

A aparência clínica do portadore de DCC é bastante característica. De maneira geral, apresentam uma baixa estatura e as clavículas podem ser rudimentares ou estarem completamente ausentes. A face do paciente pode parecer pequena em relação ao crânio em razão da hipoplasia da maxila, assim como dos ossos lacrimais, nasais e arco zigomático; a abóbada craniana é aumentada, com bossa frontal e parietal pronunciadas, além de hipertelorismo e uma leve exoftalmia.

A presença de dentes supranumerários, retardo na esfoliação dos dentes decíduos e a presença de dentes não irrompidos são normalmente as principais queixas dos pacientes e o motivo pelo qual procuram o dentista.

A DCC não costuma ser identificada em idades mais tenras pelo fato de afetar principalmente a dentição permanente. Da mesma forma, a hipoplasia do terço médio da face costuma ficar mais evidente somente durante a puberdade. Além disso, há uma relativa falta de complicações médicas em relação a outras displasias esqueléticas, sendo comum que a doença seja desconhecida pelo paciente até que um médico ou dentista a identifique.

Dustin, de Stranger Things

Gaten, quando não está na pele de Dustin, usa uma prótese dentária.

Você pode ler um artigo bem completo sobre o tema aqui –> Características clínicas e radiográficas da displasia cleidocraniana – relato de caso