Estão muito na moda as lentes de contato dentais. São um procedimento estético onde são realizados mínimos desgastes no esmalte e são confeccionadas “capinhas” de porcelana pura , que são coladas ao dente, podendo melhorar muito a estética do sorriso. Fechamento de diastemas, mudanças  no formato dos dentes (correção de laterais conoides, por exemplo). Estão em todas as capas de revistas, muita gente fazendo, muito dentista ganhando dinheiro.

Coroas de porcelana

WTF?

Mas vamos aos principais”incômodos” das lentes que nós, dentistas generalistas, temos observado:

Coloração

Dentição permanente NÃO É BRANCA. “Nos diversos grupos dentários, existem variações de coloração. Os dentes incisivos tendem a uma coloração branco acinzentada, enquanto os pré-molares e molares se aproximam do amarelado. Os caninos, por serem dentes com a coroa clínica desenvolvida, são os que apresentam a tonalidade amarelada mais carregada. Outras variações de cor são devidas ao período etário. À medida que os dentes envelhecem, vão se tornando mais amarelados, independente da deposição de outras substâncias na superfície dentária” (PICOSSE, Milton, Anatomia Dentária). Isso quer dizer que DENTES ADULTOS NÃO SÃO BRANCOS, POIS O AMARELAR FAZ PARTE DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. Alguns profissionais têm trabalhado muito com essas lentes de contato, por vezes até com coroas em porcelana livre de metal, baseados numa brancura que não é normal para um ser humano adulto.

Gente, tá feio. Pessoas de mais de 20 anos desgastando esmalte sadio para colocar um elemento estranho ao corpo humano sem necessidade, somente pela mudança da cor para um branco OMO DUPLA AÇÃO. Não façam isso. Temos ótimos produtos para o clareamento que não causarão nenhum tipo de dano ou desgaste ao paciente podem, sim, mudar vários tons desse amarelado para uma cor mais próxima ao branco, sem perder a naturalidade. As lentes de contato são sim, uma ótima opção em alguns casos, desde que respeitadas as limitações que o corpo humano exige. A caraterização é um dos elementos mais importantes de um bom trabalho estético e deve ser compatível com a raça, o formato do rosto, os dentes presentes e a oclusão do paciente.

Tamanho

Na confecção das lentes, em alguns casos, vemos as porcelanas ocupando um espaço entre as partes cervicais das coroas, acima do ponto de contato. A lente pode ser  feita de forma a fechar esse espaço para dar um formato mais quadrado ao dente, o que causará uma diferença entre o formato do rosto e o formato do dente. E faz diferença também na hora da higienização. Na confecção das lentes, se eventualmente elas passarem mais de 0,7 mm para dentro e invadirem a gengiva, pode não haver espaço para o uso do fio dental; e se ele não limpar tudo, o paciente começa a desenvolver gengivite. Se ela progredir, pode causar perda óssea e o dente perde sustentação.

Oclusão

Na maioria das fotos de casos de lentes que tenho visto, o paciente não está em oclusão. Será que existe algum risco dessas porcelanas se chocarem e quebrar um pedacinho? Existem estudos em médio e/ou longo prazo  da durabilidade, estabilidade e resistência dessas lentes? Existe algum tipo de restrição a esses trabalhos protéticos depois de serem instalados?

Temos aqui dois modelos de trabalhos de porcelana. Percebam a diferença entre eles:

Porcelana

À esquerda, fonte: Internet / À direita, fonte: Dra. Emirene Moreira Alves

Indicação

Nem todo mundo pode fazer lentes de contato dentais. Problemas de posicionamento da arcada, dentes cariados, doenças gengivais e o bruxismo impedem a confecção desse trabalho. Além do preço, que varia de R$2.000,00 a R$3.000,00 POR DENTE. Fora a manutenção delas.

Existem outras formas de conseguir uma estética agradável e harmoniosa com opções além das lentes de contato. Clareamento, restaurações estéticas, tratamento ortodôntico, facetas, coroas em porcelana… Procure um dentista de confiança e ele lhe dará as opções que te farão sorrir.

Compartilhe:

Comentários via Facebook