A convite do Conselho Federal de Medicina (CFM), a diretoria do Conselho Federal de Odontologia (CFO) reuniu-se com os representantes do CFM na última quinta-feira, 3 de novembro de 2016, em Brasília, para discutir a regulamentação de temas pertinentes às duas categorias, como a modulação hormonal, toxina botulínica e células tronco (nos links, as resoluções atuais do CFO sobres os temas).

CFO e CRM

Os representantes do CFO esclareceram que lei 9.965, de 27 de abril de 2000, possibilita que cirurgiões-dentistas prescrevam hormônios. Dr. Juliano do Vale, presidente do CFO, afirmou que o Conselho criará uma comissão para elaboração de resolução específica sobre modulação hormonal e que convidará o CFM para participar.

Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, presidente do CFM, sugeriu uma parceria entre os dois conselhos para buscar a criação de uma lei que melhor regulamente a utilização da toxina botulínica, e convidou os representantes do CFO a participarem de reunião com a Anvisa para discussão do tema.

Dr. Elifas Levy Nunes, representante da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia, esclareceu sobre as condições de utilização das células tronco e os estudos e métodos atualmente aprovados e aspectos técnicos sobre o uso da toxina botulínica pelo cirurgião-dentista.

“O encontro aconteceu em tom de cordialidade. Abrimos canais de diálogo e cooperação em benefício das categorias dos cirurgiões-dentistas e médicos em prol de melhores serviços de saúde à sociedade”, afirmou Dr. Ermensson Jorge, vice-presidente do CFO.

Quero ver onde isso vai dar. Aguardemos.

Via CFO

Compartilhe:

Comentários via Facebook