Taí uma pergunta difícil de responder. Primeira coisa:

Que tipo de restauração?

Resina composta, amálgama ou outro material? A resina (a restauração branca) e o amálgama (a restauração escura) são considerados materiais “definitivos”, enquanto outros materiais são ditos provisórios: restauração à base de óxido de zinco e eugenol, ionômero de vidro, etc..

Em dentes de leite esses materiais provisórios às vezes ficam até que o dentinho caia. Em dentes permanentes, apenas provisoriamente.

Quanto tempo dura uma restauração provisória?

De 6 meses a 2 anos, dependendo do material. Não mais que isso, porque restaurações provisórias não têm grande resistência mecânica, então o seu dente corre o risco de quebrar se você morder alguma coisa mais dura.

E as restaurações de resina, quanto tempo duram?

Depende de como ela foi feita, da qualidade da resina, do tamanho e do local da restauração, dos hábitos de higiene e de alimentação da pessoa, etc.. O fato é que qualquer restauração se deteriora com o tempo e, dependendo da combinação dos fatores que eu citei, isso acontece mais lenta ou rapidamente. Fazendo uma média, uns 5 anos.

Por exemplo, se você fuma, não usa o fio dental e não escova os dentes direito, suas restaurações de resina vão durar muito menos que isso… 1 ano… talvez 2.

Quanto tempo dura uma restauração de amálgama?

Via de regra, mais que as de resina. Se der tudo certo e com o acompanhamento adequado, muitos anos. Talvez pra sempre. Mas não conte com isso, tudo depende da avaliação do seu dentista.

Faça a sua parte: vá sempre ao dentista, tenha bons hábitos de higiene e de alimentação. O resto é consequência. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook