O local de um dente extraído consiste basicamente num “buraco” (uma loja óssea chamada alvéolo), protegido pelos pontos que o dentista deu na gengiva.

Sim, é normal que fique esse “buraco”, porque a gengiva, nesse caso, cicatriza por segunda intenção, ou seja, as bordas da ferida não se juntam. Então os pontos que o dentista dá (quando não há cortes, claro) servem mais pra formar uma rede de proteção, e não pra fechar o alvéolo.

Pode escovar diretamente o local?

Não. Considere que no local da extração há uma ferida, e feridas não devem ser escovadas. Fora isso, escove os dentes normalmente.

Pode fazer bochecho?

Não nos 3 primeiros dias. Fazer bochechos nessa fase pode remover o coágulo, o que causa sangramento e pode até levar a uma alveolite. Mesmo passados os 3 dias iniciais, evite bochechos muito vigorosos. Vá com calma.

Duas dicas importantes

  1. Algo que pode ajudar bastante é usar uma seringa (sem agulha) cheia de água limpa, enxaguante bucal ou soro fisiológico pra lavar o local da extração. Essa estratégia ajuda a remover resíduos alimentares maiores.
    .
  2. Outra dica é usar um cotonete umedecido pra limpar os pontos superficialmente, pra remover aquela camada esbranquiçada de resíduos. Mas não introduza o cotonete no “buraco” ou em qualquer reentrância, ok?! A limpeza é apenas superficial.

Compartilhe:

Comentários via Facebook