Uma das grandes dúvidas que as pessoas têm em relação ao clareamento dental é se ele prejudica os dentes de alguma forma.

Como é feito o clareamento dental?

Todo clareamento segue o mesmo princípio: um gel – peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida – penetra na estrutura dos dentes e reage quimicamente com os pigmentos. Inúmeros estudos demonstram que o princípio ativo dos géis branqueadores não modifica a estrutura mineral dos dentes, pois fatores protetores presentes na saliva previnem uma perda mineral significativa.

O clareamento enfraquece ou prejudica os dentes?

Géis clareadores dentais não são abrasivos, ou seja, não desgastam os dentes, diferentemente de algumas pastas de dentes que prometem branqueamento, mas só removem manchas superficiais por abrasão.

Mas é preciso ressaltar: tem que se respeitar algo chamado ponto de saturação, que é quando ocorre o máximo clareamento. Se você continuar aplicando o gel, além desse ponto – que é diferente pra cada pessoa – o peróxido começa a atuar em outros compostos orgânicos, e pode levar à perda de estrutura mineral, sim.

Então não invente: todo clareamento é feito sob orientação e supervisão do dentista! Procure um.

Compartilhe:

Comentários via Facebook