Após perceber uma certa deficiência no atendimento e no acesso de pessoas transgênero aos cuidados bucais, um dentista baiano realizou um estudo onde busca entender os efeitos do tratamento hormonal em pessoas transgênero.

O trabalho de Filipe da Silva Cerqueira começou ainda quando ele estudava na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e fazia o atendimento monitorado nas dependências da instituição.

“Na época da minha graduação eu dei início no meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e procurei avaliar o que os hormônios causam na cavidade bucal das pacientes. O foco do trabalho é nas pessoas trans que fazem o uso de hormônio. Eu dava palestra, fazia uma avaliação das pacientes e encaminhava para fazermos o tratamento na faculdade. Realizamos vários procedimentos desde limpeza à cirurgias bucais”, disse Filipe.

Foto: arquivo pessoal

Ainda conforme o jovem dentista, em sua pesquisa foi identificado que o uso de hormônio em pessoas trans pode causar grandes alterações na boca, principalmente nos transgêneros que tomam o medicamento sem acompanhamento médico.

“As alterações mais significativas que encontramos foram a gengivite e a doença periodontal, pois os hormônios agem especialmente na gengiva. Muitas vezes essas pessoas, pela dificuldade de acesso e o preconceito, fazem o uso dos hormônios sem o acompanhamento especializado. Além disso, há fatores socioeconômicos que dificultam o acesso aos serviços odontológicos, além do preço dos procedimentos”, relatou o dentista, que foi orientado pela Professora Doutora Danielle Coelho Dourado.

Compartilhe:

Comentários via Facebook