>
Foto: imagem
Língua geográfica ou eritema migratório benigno é uma condição benigna comum.
É caracterizada pela atrofia das papilas filiformes (estruturas localizadas na língua com função gustativa), possui um aspecto de mapa (por isso o nome geográfica), de cor amarelo-esbranquiçada e indolor.
São zonas bem-dermacadas na ponta ou nas bordas laterais da língua. Sua etiologia é desconhecida e afeta muitas pessoas.
O paciente pode notar uma sensibilidade a produtos quentes ou apimentados, o que normal. Tratamento? Nenhum. Pois não se trata de um processo patológico e sim uma variação da normalidade.
Então, o que se deve fazer? Escovar bem a língua para que não acumule alimentos, e para que não leve a uma sensibilidade maior.
Márcio, faço das minhas palavras a da Ana. Eu li e reli o texto e não consegui identificar a parte do preconceito. Mas que bom que vc tem cuidados com a sua língua fissurada,o que não acontece com muitas pessoas. Continue assim e garanta uma boa saúde bucal para os próximos 42 anos ou mais 🙂
Olha! nunca vi um absurdo como esse post. Eu tenho língua geográfica, só que não é essa tipo queimada, A minha é tipo cortes na língua, e a pesar de ter, e realmente não se tratar de patologia, não precisa de cuidados especiais para tratamento, pois o meu corte só mostra quando prensando a língua contra os dentes, e não tem a mínima condição de guardar resíduos de alimentos para que tenha esses cuidados especiais, pois nunca percebi nenhum resíduo nas frestas ao longo dos meus 42 anos de vida. Muito chato o que vc escreveu, pelo jeito tirou conclusão de meia dúzia de língua deficiente que encontrastes pela rua, essa parte de cuidados é puro preconceito, pq língua geográfica é uma língua normal como qualquer outra, só que com cortes.
Marcio, este post não traz qualquer informação absurda. Primeiramente, você está confundindo língua fissurada com língua geográfica. Em segundo lugar, só porque a sua língua não “guarda resíduos” não quer dizer que as de outras pessoas, em condição semelhante, não sejam propensas a acumular saburra (aquela camada branca que fica sobre a língua, que todo mundo terá, independente de ter qualquer alteração na língua, se não escová-la com regularidade). Como a autora do post deixou claro, tanto a língua fissurada quanto a geográfica são desvios do padrão, e não doenças ou “línguas deficientes”. A parte em que a autora do post fala em cuidados serve de orientação pra quem quer que seja, com qualquer língua que tenha… preconceito é outra coisa (quem não cabe aqui). Quem sabe esse texto elucide você sobre o assunto: http://medodedentista.com.br/2012/06/o-que-e-lingua-geografica.html
minha irma tem placas avermelhadas na lingua e ela sente dor e fica sensivel essas manchas vermelhas sempre aparece e desaparece o que pode ser