>Você, paciente, com certeza já percebeu que não dá mais pra comprar antibiótico na farmácia sem receita. Isso se dá por causa da RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 44 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Desde o dia 28 de novembro do ano passado acabou a festa: antibiótico só com prescrição do médico ou do dentista.

E por que as coisas tiveram que chegar a esse ponto? Porque tem gente que ADORA tomar no um antibioticozinho. A solução pra todos os males, de dor de dente à hemorróida, era o antibiótico. A impressão que eu tenho é que as pessoas colocam os remédios numa falsa escala de resultados: analgésico é fraco, anti-inflamatório é bom… mas antibiótico MATA TUDO.

E mata mesmo. Mata as bactérias “malvadas” e leva junto as boazinhas. Nossos organismos estão repletos de bactérias, e isso não é necessariamente um problema. Quando nos auto-medicamos indiscriminadamente criamos espaço para as bactérias ruins… e aí vemos surgir superbactérias como a KPC, que esteve nos notíciários no final do ano passado. Nenhum antibiótico dá conta dela… porque, de tanto tomarem “qualquer um”, ela aprendeu a se defender de todos. E a inconsequência de alguns virou problema de saúde pública.

Enfim, a dica que dou pra você é simples: não se auto-medique. Prejudica você, prejudica os outros. Deu dor de dente, procure um dentista e descubra a causa. Depois, trate. Tomar medicamentos por conta só disfarça os sintomas e não resolve o problema. Dica preciosa para o Dia Mundial da Saúde, né?!

Colega dentista, veja aqui como prescrever antibióticos segundo a lei

Compartilhe:

Comentários via Facebook