>Quinta-feira passada enquanto ia a Porto Alegre uma pessoa me ligou querendo um “orçamento de implante dentário porque ele precisava de 3 orçamentos pra conseguir pelo SUS, via Ministério Público, e que pagavam à vista pro dentista”. O picareta malandro cara desligou assim que eu disse não ser habiliatada a colocar implantes sem nem se identificar.
É fato que agora o SUS oferece esse tipo de tratamento, mas isso depende muito da estrutura de cada município. E em Passo Fundo, até agora, não temos esse benefício via SUS, visto que nem possuímos um CEO quanto mais Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família, e sim EUquipes de Saúde Bucal.
No final de abril eu escutei na Voz do Brasil sobre isso enquanto atendia meus pacientes do 3º turno. Se tivesse visto/ouvido isso de qualquer outra fonte não teria levado a sério, mas não tinha uma opinião formada a respeito.
Vejam o vídeo pra entender, é curtinho e explica a notícia toda:
Veja a notícia do Ministério da Saúde (clique no link pra ver na íntegra):
“SUS passa a oferecer novos tratamentos odontológicos
Fonte imagem |
O Ministério da Saúde incluiu implantes e aparelhos ortodônticos no Programa Brasil Sorridente. Oferta depende da organização dos estados e municípios
Os brasileiros passam a ter duas novas opções de tratamento odontológico, oferecidos pelo Programa Brasil Sorridente: ortodontia e implante dentário. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a inclusão dos procedimentos na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), durante a 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, realizada em Brasília, nesta semana. A oferta dependerá da organização das secretarias estaduais e municipais de Saúde, que ficam responsáveis pela oferta dos serviços e expansão da iniciativa na região. ”
O que eu como servidora pública e “Diva do SUS” penso sobre isso?
1º) É um avanço da odontologia nos serviços públicos de saúde e principalmente do Programa Brasil Sorridente. Vai fazer com que muitas pessoas sejam beneficiadas gratuitamente por tratamentos caros até então só realizados em consultórios ou clínicas particulares e em algumas populares de beira de calçada ou em universidades e cursos de especialização a preços um pouco mais acessíveis.
2º) Espero que pra nós dentistas a remuneração seja adequada, visto o custo que esses tratamentos geram ao profissional. Caso contrário vai ter muuuuita clínica popular fazendo merda na boca das pessoas e ficando com a bufunfa federal toda.
3º) Espero que seja realizado um tipo de triagem adequado. Vai ter malandro a beça ganhando implante e aparelho por ser amigo do Fulano ou do Siclano que trabalha na prefeitura, e quem realmente precisa continuar precisando.
4º) Por que implantes e aparelhos e por que não aumentar a oferta de próteses totais, parciais e fixas? Muitos casos solucionados com implantes poderiam gerar menos custo ao cofres públicos caso fosse aumentada a oferta de próteses além da contratação de protéticos pelos municípios. Existe muita gente desdentada por aí, e na maioria das vezes é difícil mudar os hábitos de higiene bucal dessas pessoas. A perda de um implante é iminente em casos assim.
5º) Vai ter implante e aparelho e muitos municípios não tem nem CEO’s. Vai ser tudo via Ministério Público? As pessoas vão poder recorrer a outros municípios?
Ficam os questionamentos. Na verdade, ainda não sabemos no que vai dar.
#goDIVAS! GO!
ridícula a alegação de que deveriam oferecer mais “dentaduras”, falando em linguagem popular. O serviço é disponibilizado pelo SUS, o profissional que achar inadequado o valor pago, que se descredencie, fraudes para amigos também não justificam que não seja disponibilizado para quem precisa, para tal fraude o dentista teria que ser conivente. Me espanta uma profissional do sistema público dizer que deveriam arrancar os dentes das pessoas e usar dentaduras, pois mais barato para o SUS.
Pamela, você trabalha no SUS? Você já viu a quantidade de pacientes com menos de 50 anos que estão desdentados e tem o mínimo de higiene possível? Implante não é só parafusar no osso e deu, requer muito trabalho por parte do paciente e um tratamento longo. Falei em solução imediata, existe muitas pessoas desempregadas pois não tem dentes na boca. Falei que a triagem para esses casos seria muito difícil e que o material tem um custo elevado, e infelizmente não depende do dentista ser conivente ou não, mas se já existe “furo de fila” pra conseguir a vacina da gripe imagina pra colocar implante pelo SUS: seria só amigo de vereador, líder comunitário, pessoa tal e qual. Não falei em nenhum momento em “arrancar dentes” e sim em colocá-los de volta IMEDIATAMENTE.
Eu fiquei muiiiiiiiito feliz de saber que ha agora possibilidades de se comseguir um implante totalmente gratis, tenho quarenta e um anos e fui obrigada a extrair todos os meus dentes da parte de cima, meus pais não tinham condições de pagar um tratamento para mim, so para extrai-los era gratis, desde então me sinto muito infeliz, incompleta, muito feia, o meu sonho mesmo que seja a ultima coisa que eu faça é implantar os meus dentes, vivo para cuidar da minha familia, se eles não precisassem de mim não estaria mais aqui.
Por favor eu preciso muito de um tratamento dentario porque minha boca esta um verdadeiro lixo, faz vinte anos que nao vou ao dentista, socorro preciso de um tratamento, nao tenho condiçoes de pagar, esta faltando dentes, tenho vergonha… socorrro!
Andreia, procure atendimento numa faculdade de Odontologia / sindicato / associação. O atendimento é feito pelos alunos de graduação e/ou pós-graduação, a custo muito baixo (às vezes, sem custo algum). Vale a pena se informar sobre essa possibilidade na sua cidade. Veja esse texto: http://medodedentista.com.br/2012/01/dentistas-gratis.html
Implantamos os implantes dentários aqui na cidade de Cianorte e na cidade de Umuarama, mais com uma dificuldade tremenda, quando estávamos com o secretario de saude do mandado anterior, que o mesmo pensava no beneficio da população tudo corria perfeitamente foram beneficiados cerca de 1500 pessoas, mais tudo que é bom dura pouco, com a mudança de prefeito e o novo secretario o mesmo quer abortar o programa aqui na cidade de Cianorte, quem perde como empresa é a população, mais quando a população acordar que tem o direito, eles tem que procurar a promotora , pois existe o programa e a burocracia não deixa acontecer…..
Temos muitos vídeos no YouTube
Procure implante sus no YouTube
Abraços
moro em gravatai e estou com os meus dentes muito doente e o meu sonho fazer pelo e fazer implante dentario mas nao tenho dinheiro gostaria de fazer pelo sus como faço
oi, gostaria muito de saber como faço pra ultilizar o sueviço unico de saude para realizar um inplante , tenho 48 anos ´e perdi totalmente minha alto estima , pois perdi meus dentes atras e não tenho condições de fazer particular , me ajude estou desesperado pois me alimento mal.por favor me de uma resposta , eu agradeço desde ja , obrigada
Olá Silvio!
Pra saber como proceder recomendo que procure a secretaria de saúde estadual ou municipal da sua região, pois há cidades que ainda não fornecem implantes nem ortodontia no programa do Brasil Sorridente.
Abraço!
gostria de receber um email de como eu marco pelo sus telefones para ligar e marcar para fazer implante pelo sus.
oi, gostaria muito de saber como faço pra ultilizar o sueviço unico de saude para realizar um inplante , tenho 46 anos ´e perdi totalmente minha alto estima , pois perdi meus dentes num acidente e não tenho condições de fazer particular , me ajude estou desesperada..por favor me de uma resposta , eu agradeço desde ja , obrigada …
um dia cuando a galinha criar dentes ai nos pobres tam bem ganharemos do sus os implantes de graça menos roubos em brasilha daria e só pegar os 20 milhoes de dolares q forao des viado para fora do brasil lelo deputado uo senador nao lenbro agora essa sema ai sim daria para fazer os emlpantes de graça no sus ou o gover no repasar os 12% da saude nao so 5% para eles sim dao at 15% de almento salarial é nos quem pagamos a modomia deles ele nao presizao do sus para nada ea inda votao comtra os projetos de ajuda para a saude
ele fazen emplentes particular e nao importa o valor o povo paga para eles ne nos povo somos idiotas dos politicos corupitos do brasil e do mundo numca vai muda en com lula que foi pober e nem com dilma politica e como ridizio a caba em pizza aderson alvorada rs pais sem pobreza e pais sem politicos ladrao ne brasileiros merda de politica eles só pem sao em %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
>gostaria de saber se esse tratamento de implante pelo Sus realmente existe e onde devemos recorrer no posto de saude e esse Ceo temos em sorocaba? Estou perdendo meus dentes a cada dia!!
eu tambem gostaria de saber, arrancaram meus 4 dentes da frente quando tinha 12 anos de idade, só porque estava com carie… uso protese e não me sinto nada bem esteticamente, e não tenho condições de pagar por um implante. Moro em Goias e aqui Brasil Sorridente parace não existir… fazer esses implantes é o meu sonho…
>kkkk
>Marjooooo..
To acompanhando o Divas no SUS e acabo esquecendo de te Parabenizar!
To achando excelente, é uma ótima forma de ressaltar a importância do Dentista como Promotor de Saúde e, ao abordar a Saúde Publica como um todo, falando não apenas da Odontologia no serviço público mas de campanhas de vacinação, diabetes, hipertensão, você acaba ratificando esse papel.
Parabéns, estou gostando muito, sues textos estão Lindos Marjo.
=]
>Nunca atendi no SUS, mas atendo num bairro classe media baixa, onde muitos não tem dentes e o posto só atende crianças e gestantes, nas condições que as colegas já colocaram. Esse é o tipo de atitude com intensão de "se amostrar" pra população tentando passar a imagem de "nós estamos preocupados com vc".
Uma boa adequação de maio com amalgama e PPR devolveria a mastigação e a estética pra milhares de pessoas.
Isso só vai levar mais pessoas a acharem que implante resolve tudo.
Ao invés de oferecer menor numero de procedimentos com maior qualidade, o governo prefere ter maior oferta pra NÃO atender mais gente :(( Que pena!
>EXCELENTE ABORDAGEM!
Não sei qual o tipo de abordagem do Programa de Saúde da Família do seu municipio, mas vou dizer a realideade que vivi em Resende:
1. ENDODONTIA em crianças – somente feita em elementos onde fosse possível a reabilitação com restaurações diretas nas unidades de saúde, caso contrário, EXO.
2. REABILITAÇÃO PROTÉTICA – Não tinha.
3. Equipe de saúde COMPLETA, de acordo com o designado pelo Ministério – não tinha.
4. Isonomia salarial entre profissionais de nível superior dentro do programa – Não tinha.
5. Pagamento de adicional de insalubridade (para atendimento em postos)- não tinha (preceisei abrir um processo na Prefeitura para receber esse direito, garantido por Lei).
Não tendo o básico dentro do SUS, como oeferecer tratamentos de alto custo?
Acho muito importante ressaltar os princípior que regem o Sistema Único de Saúde: Equidade, Universalidade e Integralidade, se acordo com base no artigo 198 da Constituição. Logo, TODO E QUALQUER BRASILEIRO tem direito ao atendimento no SUS. O problema é que, na prática, as Leis não são iguais para todos.
Triagem competente, contratação de mais profissionais, complementação das equipes de saúde e remuneração DIGNA do profissional. Aí sim dá pra pensar em colocar, dentro do Sistema, tratamentos de ponta.
Parabéns pelo post!
>Lendo o seu post fico pensando nas crianças do meu posto…
No meu posto do sus, não tem material para restaurações. Faço relatórios solicitando e nada.
Uso ionômero para TUDO. É o único material que tem.
Por que não resolver primeiro o básico?
Eu respondo NÃO há interesse político.
Tristeza ;(