Não é raro aparecer no consultório queixas do tipo: “Meu dente dói quando eu mastigo e bebo água gelada!” Ao exame clínico, tudo em perfeito estado. O paciente apresenta boa higiene oral, as restaurações de metal estão polidas, as resinas adaptadas, sem sinais de disfunções na ATM, sem desgaste. Eis que um belíssimo ponto de interrogação aparece… MEU DEUS, O QUE É ISSO?
Pode-se tratar de um caso de “Dente Gretado”, “Fratura Incompleta” ou “Fratura de Galho Verde”, onde microfissuras ocorrem em esmalte e dentina, podendo ser verticais (da coroa para a raiz ou o inverso) ou atravessar o dente no sentido médio-distal.
O profissional deve estar atento às causas e o diagnóstico é difícil. Geralmente o paciente relata sensibilidade ao mastigar alimentos duros e doces além de alterações de temperatura. Ocorre, também, a dificuldade do paciente em dizer, ao certo, qual o elemento que dói.
A Síndrome está associada a diversos fatores:
- Preparo cavitário extenso
- Hábitos parafuncionais que gerem forças excessivas de compressão (bruxismo e/ou apertamento)
- Pinos intra–radiculares rosqueáveis
- Alterações extremas de temperatura em elementos restaurados, em virtude da diferença de expansão térmica linear do material em comparação ao dente
- Expansão tardia do amálgama de prata
- Calor resultante da falta de refrigeração dos instrumentos de alta rotação
Para diagnosticar, o profissional pode usar de meios como: pedir para o paciente morder um rolete de algodão ou cunha de madeira e avaliar o relato ou não de sensibilidade; isolamento absoluto e secagem do elemento dental, que permita uma visão da trinca (muito difícil em elementos posteriores). Exames radiográficos dificilmente ajudam no diagnóstico, a não ser em casos em que houve necrose pulpar com lesão periapical. Além disso, manchamento causado em dentes restaurados com amálgama podem sugerir a presença de trinca.
Trincas de esmalte não causam sintomatologia dolorosa, ao contrário das trincas que acometem a dentina, pois ocorre movimentação dos flúidos dentro dos túbulos dentinários. O dente gretado não responde conclusivamente a testes de percussão vertical/horizontal, testes térmicos e elétricos e radiografias podem não mostrar pequenas trincas.
Como devemos proceder?
Primeiramente, ajuste oclusal e selamento da interface dente/restauração. Caso os sintomas permaneçam, remoção do material restaurador seguido de restauração provisória com Ionômero de Vidro e proservar por de 7 a 15 dias. Se os sintomas desaparecerem, recomenda-se a confecção de restaurações onde ocorra recobrimento das cúspides, pois evitam a evolução da trinca para uma completa fratura. Caso não haja resposta, tratamento endodôntico seguido de procedimento restaurador.
Olá Juliana! Muito boa sua postagem! Acho que estou com essa síndrome. Em 2013 realizei um tratamento de canal num dente molar do lado direito, e passou um tempo comecei a sentir uma sensibilidade. Voltei ao dentista e ele tirou outras radiografias e disse que não havia nada anormal. Agora, há três dias mais ou menos, voltei a ter sensibilidade, e de ontem para hoje, estou sentindo dor, não consigo mastigar e ele está sensível a líquidos, além de estar com uma coloração escura, meio roxa. Como é sábado, procurarei um dentista na segunda feira. Você acha que pode ser síndrome do dente gretado?
Olá, boa tarde!
Primeiramente parabéns pelo texto publicado, bem detalhado e objetivo.
Hoje completam 22 dias que realizei a restauração de um dente superior, onde a cárie era superficial e não necessitei nem ao menos de anestesia. Na primeira semana sentia sensibilidade com bebidas geladas e alimentos quentes. Não sinto mais este tipo de sensibilidade, porém ainda sinto um incômodo durante a mastigação, não chega a ser dor, é uma sensibilidade. Já retornei a minha dentista que informou ser normal e que vai passar, mas notei que a cavidade polida após a restauração com resina ficou com a cavidade funda e o dente de baixo que “fecha” a mordida junto com ele foi restaurado também, mas não sinto que a restauração do dente de baixo ficou alta. O que pode ser?
Tenho receio de Canal, nunca realizei e sou muito regrado com a higiene dos meus dentes.
Para finalizar, ao passar o fio dental no último dente saiu uma “lasquinha” (pequena) e dura e em seguida sangrou bastante, utilizo fio dental diariamente e nunca havia acontecido isso, entrei em desespero achando que podia ter quebrado o dente, porém olhando no espelho estava aparentemente normal, fui a dentista que relatou estar tudo bem com os dentes e que apenas havia ferido a gengiva, e que poderia ser o caso de ter retirado um tártaro. Isso ocorreu no dia 01/07 e desde então sinto sensibilidade leve ao mastigar nesses dentes que por acaso são acima de duas restaurações recentes.
O que poderia ser?
Agradeço desde já.
Olá!
Em relação ao “fundo”, pode ser em virtude o ajuste oclusal feito, para que as restaurações não se encostem e favoreçam uma sensibilidade.
O pedacinho que saiu pode ser sim tártaro e a sensibilidade pode estar relacionada a exposição radicular.
Mas o importante é que vc procure seu dentista para obter melhores orientações!
Gente, socorrooo! Eu estou com esses sintomas, meu dente da frente doi muito! Eu já tive carie antes, minhas caries nunca doem! Eu não sei porque, mais esse tá demais. Eu já escovei, tomei remedio, antibiotico, eu estou sentindo tanta dor que acordo de noite com o dente doendo, eu estou chorando de dor, está chegando ao ponto de eu me dopar de remedio por não aguentar a dor, isso foi nesse fim de semana que começou e o meu dentista so funciona dia de semana, eu estou sem dinheiro para ir no dentista, não tenho um centavo mesmo, se eu for no dentista não vou ter para pagar as contas e comprar a carne no final do mes, eu não sei o que fazer!
Oi Larissa!
Procure atendimento Odontológico de urgência na rede pública de saúde. O SUS possui atendimentos em postos de saúde, centros odontológicos e hospitais!
Só não fique com dor!
🙂
[…] Conhece a Síndrome do Dente Gretado? Não? As Divas, de casa nova, apresentam pra você! –> OdontoDivas […]
>Quando aparece um dente assim, tenho vontade de sumir.
Eita diagnóstico chato!
Bjo e saudades
>Amei!!