Síndrome do Dente Gretado

Não é raro aparecer no consultório queixas do tipo: “Meu dente dói quando eu mastigo e bebo água gelada!” Ao exame clínico, tudo em perfeito estado. O paciente apresenta boa higiene oral, as restaurações de metal estão polidas, as resinas adaptadas, sem sinais de disfunções na ATM, sem desgaste. Eis que um belíssimo ponto de interrogação aparece… MEU DEUS, O QUE É ISSO?

Pode-se tratar de um caso de “Dente Gretado”, “Fratura Incompleta” ou “Fratura de Galho Verde”, onde microfissuras ocorrem em esmalte e dentina, podendo ser verticais (da coroa para a raiz ou o inverso) ou atravessar o dente no sentido médio-distal.
O profissional deve estar atento às causas e o diagnóstico é difícil. Geralmente o paciente relata sensibilidade ao mastigar alimentos duros e doces além de alterações de temperatura. Ocorre, também, a dificuldade do paciente em dizer, ao certo, qual o elemento que dói.
A Síndrome está associada a diversos fatores:
  • Preparo cavitário extenso
  • Hábitos parafuncionais que gerem forças excessivas de compressão (bruxismo e/ou apertamento)
  • Pinos intraradiculares rosqueáveis
  • Alterações extremas de temperatura em elementos restaurados, em virtude da diferença de expansão térmica linear do material em comparação ao dente
  • Expansão tardia do amálgama de prata
  • Calor resultante da falta de refrigeração dos instrumentos de alta rotação
Para diagnosticar, o profissional pode usar de meios como: pedir para o paciente morder um rolete de algodão ou cunha de madeira e avaliar o relato ou não de sensibilidade; isolamento absoluto e secagem do elemento dental, que permita uma visão da trinca (muito difícil em elementos posteriores). Exames radiográficos dificilmente ajudam no diagnóstico, a não ser em casos em que houve necrose pulpar com lesão periapical. Além disso, manchamento causado em dentes restaurados com amálgama podem sugerir a presença de trinca.
Trincas de esmalte não causam sintomatologia dolorosa, ao contrário das trincas que acometem a dentina, pois ocorre movimentação dos flúidos dentro dos túbulos dentinários. O dente gretado não responde conclusivamente a testes de percussão vertical/horizontal, testes térmicos e elétricos e radiografias podem não mostrar pequenas trincas.
Como devemos proceder?
Primeiramente, ajuste oclusal e selamento da interface dente/restauração. Caso os sintomas permaneçam, remoção do material restaurador seguido de restauração provisória com Ionômero de Vidro e proservar por de 7 a 15 dias. Se os sintomas desaparecerem, recomenda-se a confecção de restaurações onde ocorra recobrimento das cúspides, pois evitam a evolução da trinca para uma completa fratura. Caso não haja resposta, tratamento endodôntico seguido de procedimento restaurador.