O cirurgiões-dentistas da Prefeitura Municipal de Curitiba entraram em greve ontem, dia 22/09. Tal decisão foi tomada frente à recusa do prefeito Dr. Luciano Ducci, médico e prognata ;), em receber os profissionais de saúde para rediscutir as condições de trabalho da classe e a surpreendente nova política salarial municipal.

Dentistas de Curitiba estão em greve

Foi realizado um ato público na praça Santos Andrade pela manhã, seguido de uma passeata que teve como destino o prédio da administração municipal, buscando nova negociação. Lá os manifestantes se depararam com a guarda municipal e com um cordão de isolamento que separava o grupo do prédio. Jeito estranho de receber uma manifestação pacífica…

Entre as reivindicações estão melhores condições de trabalho, criação de um plano de carreira, aumento do número de profissionais (o que faz muito sentido, pois certos tratamentos odontológicos especializados chegam a deixar pacientes em espera por quase 2 anos) e a isonomia salarial entre médicos e dentistas.

Desde a década de 50 a PMC pratica a isonomia salarial entre as 2 categorias. Porém, neste ano, propõe-se um aumento de 100% aos médicos (por conta da incorporação das gratificações ao salário-base) e 20% aos colegas dentistas, sendo 10% em 2012 e 10% em 2013. Aumento esse que, em se tratando dos profissionais ESF, seria neutralizado pela prevista redução em 20% das gratificações.

O prefeito de Curitiba continua relutando em receber os manifestantes ou seus representantes. Fica aqui o apelo para que ele (que ostenta o maior salário dentre os prefeitos do Brasil) reconsidere sua posição e receba seus colegas profissionais da saúde (que possuem o menor salário dentre os dentistas – em capitais – do Brasil), em benefício da saúde bucal da população da Cidade Sorriso. #piadapronta

A greve conta com o apoio do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, da Associação Brasileira de Odontologia e do Sindicato dos Odontólogos do Paraná.

LINKS IMPORTANTES:

Tabelas salarias mostram diferenças entre médicos e dentistas

Quanto ganham (realmente) os dentistas de Curitiba

UPDATE (últimas notícias):

23/09/11: O Tribunal de Justiça do Paraná, através do Desembargador Luiz Mateus de Lima, decidiu que não serão descontados os dias parados e determinou que deverá haver 1 dentista por Unidade de Saúde (e não 1 por turno, como queria a Prefeitura).

23/09/11: Curitiba vence o Prêmio Paraná Sorridente do CRO-PR, que é ofertado ao município que melhores condições oferece à saúde bucal de sua população.

26/09/11: Prefeitura de Curitiba chama dentistas para negociar

27/09/11: Indicados 170 CDs para atender urgências nas US 

28/09/11: Prefeito recebe dentistas e propõe correção escalonada de 40%

29/09/11: Dentistas em greve discutirão nova proposta hoje

30/09/11: Dentistas retomam o trabalho depois de 8 dias de greve

 

Compartilhe:

Comentários via Facebook