O cirurgiões-dentistas da Prefeitura Municipal de Curitiba entraram em greve ontem, dia 22/09. Tal decisão foi tomada frente à recusa do prefeito Dr. Luciano Ducci, médico e prognata ;), em receber os profissionais de saúde para rediscutir as condições de trabalho da classe e a surpreendente nova política salarial municipal.
Foi realizado um ato público na praça Santos Andrade pela manhã, seguido de uma passeata que teve como destino o prédio da administração municipal, buscando nova negociação. Lá os manifestantes se depararam com a guarda municipal e com um cordão de isolamento que separava o grupo do prédio. Jeito estranho de receber uma manifestação pacífica…
Entre as reivindicações estão melhores condições de trabalho, criação de um plano de carreira, aumento do número de profissionais (o que faz muito sentido, pois certos tratamentos odontológicos especializados chegam a deixar pacientes em espera por quase 2 anos) e a isonomia salarial entre médicos e dentistas.
Desde a década de 50 a PMC pratica a isonomia salarial entre as 2 categorias. Porém, neste ano, propõe-se um aumento de 100% aos médicos (por conta da incorporação das gratificações ao salário-base) e 20% aos colegas dentistas, sendo 10% em 2012 e 10% em 2013. Aumento esse que, em se tratando dos profissionais ESF, seria neutralizado pela prevista redução em 20% das gratificações.
O prefeito de Curitiba continua relutando em receber os manifestantes ou seus representantes. Fica aqui o apelo para que ele (que ostenta o maior salário dentre os prefeitos do Brasil) reconsidere sua posição e receba seus colegas profissionais da saúde (que possuem o menor salário dentre os dentistas – em capitais – do Brasil), em benefício da saúde bucal da população da Cidade Sorriso. #piadapronta
A greve conta com o apoio do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, da Associação Brasileira de Odontologia e do Sindicato dos Odontólogos do Paraná.
LINKS IMPORTANTES:
Tabelas salarias mostram diferenças entre médicos e dentistas
Quanto ganham (realmente) os dentistas de Curitiba
UPDATE (últimas notícias):
23/09/11: O Tribunal de Justiça do Paraná, através do Desembargador Luiz Mateus de Lima, decidiu que não serão descontados os dias parados e determinou que deverá haver 1 dentista por Unidade de Saúde (e não 1 por turno, como queria a Prefeitura).
23/09/11: Curitiba vence o Prêmio Paraná Sorridente do CRO-PR, que é ofertado ao município que melhores condições oferece à saúde bucal de sua população.
26/09/11: Prefeitura de Curitiba chama dentistas para negociar
27/09/11: Indicados 170 CDs para atender urgências nas US
28/09/11: Prefeito recebe dentistas e propõe correção escalonada de 40%
29/09/11: Dentistas em greve discutirão nova proposta hoje
30/09/11: Dentistas retomam o trabalho depois de 8 dias de greve
Parabéns Curitiba!!! Ações como esta é que fazem o reconhecimento público de nossa profissão!! Reclamar sem ações não adianta, toda a classe odontologica deveria, a nivel nacional, aderir também a esta causa!!! PARABÉNS CURITIBA!!!
[…] também: Quem faz o sorriso de Curitiba, no OdontoDivas Tweet Postado em Geral. Este é o link permanente. ← […]
Ana, foi brilhante o que escreveu, seu título e texto mereciam primeira página do jornal, parabéns e obrigada pelo apoio.
Muito bom. Parabéns.
Parabéns por essa matéria muito bem escrita e pelo blog como um todo. Muito bom!
Parabéns pelo blog !! A cada dia surge um nova iniciativa no movimento!
Ana, obrigada.
Caso os jornalistas se preocupasem com a notícia como ela é…… a população já estaria esclarecida dos fatos realmente como são.
O resto do país tem que seguir este exemplo! Parabéns Curitiba!
Parabéns Ana!!
Finalmente alguém escreveu o que realmente esta acontecendo! E com isso esclarecendo os reais motivos da nossa mobilização, diferente de algumas fontes que tem distorcido a verdade em prol da PMC.
Obrigada pelo apoio!
Obrigado Ana – gostei do prefeito e prognata – obrigado pelas lindas e verdadeiras palavras.
Ótimo texto Ana, parabéns pelas palavras bem escolhidas!!!
É o reconhecimento que esperamos!!!
Ana, muito bom seria se todos os profissionais pudessem fazer isso. Quem me dera ter um plano de carreira e um salário equivalente aos médicos. Se eu fosse concursada (se houvesse concurso na minha cidade pra dentista) eu com certeza faria o mesmo. Tomara que a manifestação dê bons resultados!