Dia desses eu estava no quarto da minha mãe batendo um papo com ela. Acima da TV tem uma prateleira onde ela coleciona porta-retratos… tem foto dos netos, dos filhos e deles, meu pai e minha mãe. Tem uma foto em especial que eu acho linda, talvez a foto mais legal que meus pais já tiraram juntos. Mas, nessa foto, minha mãe não está sorrindo “com os dentes”, apenas naquele estilo Monalisa. Pensei (coisa de dentista): “Que pena! Minha mãe tem um sorriso tão bonito…”.

Oi, SUA LINDA.

É. Mas não tinha…. Ela fez uma reabilitação bucal extensa, coisa de 15 anos atrás. Meu pai brinca que ela tem “um carro popular” dentro da boca, uma referência ao custo da obra ;).

Aí fui percorrendo a tal prateleira com os olhos, meio em ordem cronológica. Percebi que não havia uma foto tirada antes do tratamento em que ela aparecesse sorrindo. Mas nas posteriores, era dente pra tudo quanto é lado! Não acho que isso seja coincidência…

Você deve estar pensando: “Claro, antes os dentes eram feios e agora são bonitos, e ela quer mostrar”. Sim, concordo. Mas acho que o efeito é mais amplo: depois do tratamento odontológico, ela tem mais vontade de sorrir. Sabe o nome disso: autoestima.

Autoestima é apreço por si mesmo. É se avaliar como alguém melhor. Veja, não acho que uma pessoa com dentes lindos é efetivamente melhor que outra com dentes feios. Aliás, bom se pudéssemos implantar boa índole e caráter junto com os dentes, né… tem um monte de gente por aí precisando de um tratamento desses ;)! Mas é fato: que parece melhor, parece. E se tem alguém no mundo cuja opinião interessa a você é você mesmo. Se considerar alguém melhor é o primeiro passo pra ser alguém melhor. E se, de alguma forma, nós cirurgiões-dentistas pudermos ajudar nessa retomada de autoestima… estamos à disposição.

É isso que nos motiva, é isso que nos faz pessoas e profissionais melhores. Ser dentista é oferecer saúde e autoestima a quem só pediu pra sorrir!

P.S.: Hoje é aniversário do Dona Guiomar. Parabéns, mãe.

P.S. outra vez: No Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa o termo “autoestima” se escreve assim mesmo, sem hífen. Embora pareça estranho pra caramba, é bom a gente ir se acostumando com a ideia (ideia que antes, era idéia). 😀

Compartilhe:

Comentários via Facebook