Nunca fui magra. Não tenho essa imagem de infância na minha mente.

Para minha mãe, saudável era o bebê gordinho, que comia bem e de tudo! Hoje eu rio disso, mas entendi que comer bem não é sinônimo de comer muito. Embora gorda, nunca fui sedentária! Cresci na piscina, fazia musculação, caminhadas e alongamento!

Fui obesa por muitos anos, sofri muita discriminação, mas consegui vencer.

Depois de muitas tentativas de emagrecer, com tratamentos médicos e uso de medicamentos controlados, decidi em 2012 pela Gastroplastia (Redução de Estômago). A técnica escolhida foi a Sleeve (Gastrectomia Vertical) e durante meu preparo e pós-operatório escrevi aqui no blog uma coluna chamada Diário de uma quase Ex-(gor)DIVA para compartilhar minha ansiedade, informações e atualizar os seguidores em relação a minha “transformação”.

Quase 5 anos depois de operar, o saldo é positivo. Com algumas oscilações, mas positivo: emagreci 60 kg, tive um reganho de 13 kg, estou em tratamento para eliminar esse reganho e voltei pra natação!

Meu médico, Dr. Flávio Garani, e a clínica que me acompanha, Dra. Andréa Moraes, sempre deixaram claro que a redução de estômago é um processo coadjuvante de emagrecimento! Coadjuvante porque depende da mudança do estilo de vida e alimentar do paciente, já que o procedimento não assegura manutenção de peso para o resto da vida.

Depois de operada eu fiz um trabalho grande com educadores físicos e nutricionistas desportivos! Tomei minhas vitaminas, suplementos alimentares, deixei de ingerir bebida alcoólica e gaseificada, reduzi açúcares e tudo que era necessário para complementar a cirurgia.

Mas, como o passar do tempo eu voltei a beber cerveja, vinho e a escapar da dieta. E o resultado é visível. Eu ganhei peso (o que é frustrante para quem se arriscou numa mesa de cirurgia para emagrecer).

Hoje eu continuo em acompanhamento com uma nutricionista e prático de exercícios físicos!

A conscientização da importância do esporte é essencial para a nossa saúde geral. Como Dentista, me preocupo muito com a qualidade do meu trabalho e de como eu chego a minha casa diariamente. Por isso optei por retornar para a Natação, especialmente depois da motivação que tive com o Desafio #SAIDOMOCHO, um projeto do Blog OdontoDivas em parceria com a Kavo Kerr, que vocês puderam ver no CIOSP 2017 e nas postagens que fizemos aqui durante esses meses!

Eu só digo uma coisa: ontem eu vi o retorno de todo o meu empenho nesses meses de treino com a equipe do “Resende Águas Abertas”!

Uma equipe de 75 atletas se inscreveu para a segunda etapa do Circuito MASF – Maratona Aquática Sem Fronteiras, que aconteceu domingo, dia 21 de Maio, na Praia da Biscaia em Angra dos Reis/RJ.


Apesar de eu já ter feito treinos fortes há anos para travessias, nunca tinha participado de uma! Ontem foi minha estreia. Contei com a ajuda do atleta Artur Pedrosa, grande nome da natação em mar aberto e orgulho de Resende! Esse é o atleta que traz pra Resende as medalhas de ouro em competições como XTerra, 14Bis, Rei e Rainha do Mar, dentre muitas outras! Ter o Artur ao meu lado, me motivando, orientando e tranquilizando me ajudou muito a completar o percurso de 1 km, na categoria 35-40 anos!

Minha ansiedade era imensa e eu achei que não fosse conseguir passar da primeira boia do percurso, pois eu não conseguia respirar. Lembro que Artur me dizia pra alongar a braçada e respirar calmamente, soltando todo o ar em baixo d’água até eu pegar o ritmo da prova. E foi assim, me acalmando, que fui me orientando rumo a segunda boia! O nado foi fluindo, o braço pesando e, a cada competidor que eu passava (homens e mulheres) me sentia orgulhosa do meu trabalho e do trabalho da Mirela Salomon, a técnica que me treina durante a semana!

Já perto da linha de chegada, eu podia ouvir meus colegas do grupo RAA gritarem meu nome e torcerem por mim! Aí meu coração quase explodiu de novo! Cruzei a linha de chegada muito satisfeita e orgulhosa de mim mesma por ter superado meu primeiro desafio!

Pra completar, tive a feliz notícia de que eu tinha conseguido classificação na minha categoria e que eu levaria pra casa a medalha de prata pelo 2° lugar na prova de velocidade! Para minha primeira vez no mar, eu não cabia em mim de tanta felicidade!


Com isso, minha medalha e a de outros atletas contribuiu para que minha cidade, Resende, ficasse em 2° lugar na classificação geral de grupos e pela primeira vez nós pontuamos em todas as categorias, nas provas de Elite (2 km), Velocidade (1 km) e Sprint (500m)! Consegue imaginar a alegria?

Não pretendo parar! A próxima etapa do Circuito MASF será dia 25/06!

O próximo passo? A roupa de tubarão pra não congelar rsrsrsrs!

#SAIDOMOCHO e invista na sua saúde, desafie seu corpo, faça sempre algo que descarregue muita adrenalina no seu corpo! Vale muito a pena! Não só para o corpo, mas pra mente!

Compartilhe:

Comentários via Facebook