Olá pessoal, venho até vocês hoje como uma ex-usuária de piercing na língua. O porquê disso é esse texto e foto que andam compartilhando no facebook.

“Para você que está na dúvida se coloca ou não um piercing na língua ou no lábio, segue a nossa dica do porquê NÃO colocá-lo.

Foto retirada do perfil do facebook de Rosemari Onofre

Em estudo recente, 99% dos indivíduos portadores de piercing relataram complicações, porém, apenas 7% deles procurou aconselhamento de um profissional da saúde.”

O restante do texto vocês podem conferir no link da foto.

Gente, é normal nós dentistas pensarmos assim. Mas essa sou eu, 10 anos atrás, no auge da minha rebeldia.

Com minha língua recém "furada".

É óbvio que piercing na língua podem causar todos aqueles problemas lá. Mas isso não é regra!!! Então ou eu faço parte daquele 1% da população que não teve problemas ou eu segui direitinho o que o body piercer da Nova Zelândia me orientou.

Colocar um piercing não deixa de ser um procedimento cirúrgico. O profissional precisa ser habilitado pra fazer aquilo, precisa de material esterilizado, fazer marcações na língua e usar luvas!

“A língua é o órgçao muscular relacionado ao paladar que fica localizado na parte ventral da boca da maior parte dos animais vertebrados e que serve para “processar” os alimentos. Participa na formação dos fonemas da fala e é o único músculo voluntário do corpo humano que não fadiga.”

As marcações na língua são fundamentais para a boa colocação de um piercing. Isso porque a língua tem lugar certo para ser furada, e para não ter problemas de fala normalmente coloca-se inclinado ou na ponta. O meu ficava na ponta.

Vocês devem perguntar: “Mas por que um piercing na língua?” Gente… não tenho nem segundo furo na orelha, morro de medo de agulhas. Minha barriga sempre foi bonitinha para um piercing no umbigo mas nunca pensei em furar meu umbigo. Quero muito ser mãe, e qualquer cicatriz ali fica horrível de feia.

O piercing na língua me deixava “rebelde” como eu queria, e ainda assim me mantinha com a aparência delicada e não vulgar que eu queria. E quando eu resolvesse tirar, ninguém a não ser que eu contasse ficaria sabendo, justamente pela ausência de uma cicatriz.

Na faculdade eu utilizava uma bolinha de plástico transparente, ninguém nunca soube. Passei a faculdade inteira com ele e ainda algum tempo depois de formada. Me formei com 21.

Mas aí perdeu a graça. A gente muda de pensamento e ser rebelde na fase adulta não combina. Eu não mais gostava quando meu pai se referia a mim como “a minha baixinha é dentista”, e sim que falasse “minha filha é dentista”. Precisava começar por um lugar, e foi pelo piercing.

Guardo na minha língua uma cicatriz pequena, que nunca deu problema. Nunca estraguei meus dentes com ele também. E não adquiri aquela mania horrorosa de ficar passando o piercing pelos lábios. No dia que coloquei o piercing fui orientada a comprar um anti-séptico bucal, e utilizá-lo sempre depois de cada coisa que colocasse na boca. Antes que vocês pensem besteira, ficar longe de fluídos corporais por dois meses também foi necessário, e isso inclui o beijo.

Acredito que quem colocar o piercing com um profissional qualificado e tomar os devidos cuidados “pós-operatórios” recomendados, mantendo os hábitos de higiene bucal adequados não vai ter problemas.

Pra quem quiser colocar um piercing eu não vou dizer que é completamente errado. Vou passar recomendações, para que façam parte daquele 1% que não tem problemas.

*procure um profissional qualificado. Assim como você procura um dentista qualificado pra arrancar o seu dente do siso vai precisar de um body piercer com um mínimo de conhecimento de anatomia e de técnicas de enfermagem para saber lidar com os instrumentos;

*o período de cicatrização do piercing na língua varia de 4 a 6 semanas. Nesse tempo, fique longe de fluídos corporais e use anti-séptico bucal SEMPRE! Não em bochecho, mas para enxaguar a boca;

*procure usar bolinhas de plástico. Se não é possível usar sempre ou não gosta ou não é fácil de encontrar para comprar, utilize na parte de cima da língua. Se você morder acidentalmente o piercing enquanto mastiga vai quebrar a bolinha, e não seu dente;

*depois que sua língua cicatrizar completamente, procure uma barra menor. Normalmente é colocada uma barra de 30mm no momento da perfuração porque a língua vira um pão de tanto que incha. O ideal é utilizar uma barra de 15mm após 3 meses. A que eu usava era menor ainda, de 10mm. Isso vai evitar os hábitos parafuncionais (aqueles de passar a bolinha entre os dentes ou lábios);

*capriche sempre na higiene bucal e do piercing. É importante retirar o piercing de vez em quando e limpar beeeem, pois acumula resíduo, assim como nos dentes. Dessa maneira, não ficará resíduos no buraquinho da língua também.

Enfim, depois de todas essas dicas vocês devem estar perguntando como está minha língua hoje. Pois bem…

a cicatriz no dorso...

...e na parte de baixo!

Não ficou nem de perto parecido com  a foto divulgada pelo facebook!

Dúvidas esclarecidas? Quem quer dica de como não colocá-lo pode visualizar nesse vídeo aqui. Isso sim é tenso! Inexperiência profissional e cobaia humana, certo. Mas pra vocês verem que o normal são as coisas não darem errado, tem esse outro vídeo aqui.  Colocação perfeita de piercing.

#goDIVAS! GO!

 

PS: Este texto não expressa a opinião do blog OdontoDivas e sim a de sua autora, a Marjo Lanzarin.

Compartilhe:

Comentários via Facebook