>

Muitos contra. Muitos a favor.
Sempre gera discussões. Mas, como sabemos, debates servem para o aprendizado.
Em vários cursos, vê-se falar delas: as resinas flow. Que nada mais são do que uma resina fotopolimerizável fluida. Pronto. Até aí, sem novidades.
Mas por que uns defendem e outros não?

Em todas as aulas do professor Luis Narciso Baratieri, nunca o vi comentar sobre, ou dizer em que situações ele as usa. Até que, encucada com aquilo, mandei um e-mail perguntando. E ele respondeu: não uso.
Já o professor Eduardo N. Conceição defende o uso das resinas flow. Assim como Ronaldo Hirata.
Eu, particularmente, uso.
Já sabemos que a adesão em dentina ocorre devido a penetração do agende de união, após a abertura dos túbulos dentinários após o ataque ácido. Entretanto, essa união pode ser abalada por fatores diretamente relacionados ao processo restaurador ou não. As tensões geradas pelo processo de polimerização podem resultar em microfendas que favorecem a infiltração marginal, que serão agravados de acordo com os hábitos alimentares e higiene do paciente, resultando em cáries recidivantes.
As resinas flow apresentam menores concentrações de carga, ótimo escoamento e baixo módulo de elasticidade, o que favorece a dissipação de forças, geradas por estímulos térmicos (contração e expansão) e mastigatórios (forças de tração e compressão). Sendo assim, diminuem as microfraturas na região de união DENTE/RESTAURAÇÃO. Com isso, fazemos um selamento DIRETO DA DENTINA, quando utilizamos esse tipo de material.

Uso como base de restaurações classe I simples (na parede pulpar da caixa oclusal) e nas paredes gengivais das caixas proximais de restaurações classe II.
Nem preciso mencionar o BOM SENSO ao utilizar o material. Não devemos, simplesmente, encher uma cavidade e fotopolimerizar com esse tipo de resina. Incrementos de resinas condensáveis deve vir por cima, pra complementar a restauração.
Esse post é mais uma dica! Facilita muito o trabalho e o paciente relata menos sensibilidade pós operatória (claro que com a utilização correta do protocolo para resinas compostas).

Quem nunca usou, experimente!
Marcas que uso no consultório: 3M e FGM!
Beijocas
#goDIVAS
Compartilhe:

Comentários via Facebook